segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O inimaginável no olhar da Virgem de Guadalupe
desafios às ciências modernas

A imagem aqueropita (não pintada por mão humana)  de Nossa Senhora de Guadalupe, no seu santuário, Cidade do México
A imagem aqueropita (não pintada por mão humana)
de Nossa Senhora de Guadalupe, no seu santuário, Cidade do México
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




No dia 9 de dezembro de 1531, na cidade do México, Nossa Senhora apareceu ao nobre índio Quauhtlatoatzin — que havia sido batizado com o nome de Juan Diego — e pediu-lhe que dissesse ao bispo da cidade para construir uma igreja em sua honra.

Juan Diego transmitiu o pedido. O bispo exigiu alguma prova.

Então Nossa Senhora fez crescer flores numa colina semi-desértica em pleno inverno, as quais Juan Diego devia levar ao bispo.

Este o fez no dia 12 de dezembro, acondicionando-as no seu manto. Ao abri-lo diante do bispo e de várias outras pessoas, verificaram admirados que a imagem de Nossa Senhora estava estampada no manto.

O interesse da ciência começou na hora de investigar como é possível que o manto de Juan Diego se tenha conservado até hoje.

Esse tipo de manto, conhecido no México como tilma, é feito de tecido grosseiro, e deveria ter-se desfeito há muito tempo.

No século XVIII, pessoas piedosas decidiram fazer uma cópia da imagem, a mais fidedigna possível.

Teceram uma tilma idêntica, com as mesmas fibras de maguey da original.

Apesar de todo o cuidado, a tilma se desfez em quinze anos.

O manto de Guadalupe tem hoje 477 anos, portanto nada deveria restar dele.

Nossa Senhora de Guadalupe, MexicoUma vez que o manto (ou tilma) existe, é possível estudá-lo a fim de definir, por exemplo, o método usado para se imprimir nele a imagem.

Em 1936, o bispo da cidade do México pediu ao Dr. Richard Kuhn que analisasse três fibras do manto, para descobrir qual o material utilizado na pintura.

Para surpresa de todos, o cientista constatou que as tintas não têm origem vegetal, nem mineral, nem animal, nem de algum dos elementos atômicos conhecidos.

“Erro do cientista” — poderia se objetar. Mas o Dr. Kuhn foi prêmio Nobel de Química em 1938. Além do mais, ele não era católico, mas de origem judia, o que exclui parti-pris religioso.

No dia 7 de maio de 1979 o prof. Phillip Serna Callahan, biofísico da Universidade da Flórida, junto com especialistas da NASA, analisou a imagem. Desejavam verificar se a imagem é uma fotografia.

Resultou que não é fotografia, pois não há impressão no tecido. Eles fizeram mais de 40 fotografias infravermelhas para verificar como é a pintura.

E constataram que a imagem não está colada ao manto, mas se encontra 3 décimos de milímetro distante da tilma.

Verificaram também que, ao aproximar os olhos a menos de 10 cm da tilma, não se vê a imagem ou as cores dela, mas só as fibras do manto.

Talvez o que mais intriga os cientistas sobre o manto de Nossa Senhora de Guadalupe são os olhos dela. Com efeito, desde que em 1929 o fotógrafo Alfonso Marcué Gonzalez descobriu uma figura minúscula no olho direito, não cessam de aparecer as surpresas.

Os olhos da imagem são muito pequenos, e as pupilas deles, naturalmente ainda menores. Nessa superfície de apenas 8 milímetros de diâmetro aparecem nada menos de 13 figuras!

José Aste Tonsmann, engenheiro de sistemas da Universidade de Cornell e especialista da IBM no processamento digital de imagens, dá três motivos pelos quais essas imagens não podem ser obra humana:

• Primeiro, porque elas não são visíveis para o olho humano, salvo a figura maior, de um espanhol. Ninguém poderia pintar silhuetas tão pequenas;

• Em segundo lugar, não se consegue averiguar quais materiais foram utilizados para formar as figuras. Toda a imagem da Virgem não está pintada, e ninguém sabe como foi estampada no manto de Juan Diego;

• Em terceiro lugar, as treze figuras se repetem nos dois olhos. E o tamanho de cada uma delas depende da distância do personagem em relação ao olho esquerdo ou direito da Virgem.

Esse engenheiro ficou seriamente comovido ao descobrir que, assim como os olhos da Virgem refletem as pessoas diante dela, os olhos de uma das figuras refletidas, a do bispo Zumárraga, refletem por sua vez a figura do índio Juan Diego abrindo sua tilma e mostrando a imagem da Virgem.

Qual o tamanho desta imagem? Um quarto de mícron, ou seja, um milímetro dividido em quatro milhões de vezes. Quem poderia pintar uma figura de tamanho tão microscópico? Mais ainda, no século XVI...

Muito grandes ampliações fotográficas dos olhos de Nossa Senhora permitiu reconhecer nas duas córneas da imagem 13 pessoas em total.

Este fenômeno só é possível em olhos vivos.

O milagre: a imagem aparece pintada na tilma do santo. Basílica de Guadalupe, Cidade do México
O milagre: a imagem aparece pintada na tilma do santo.
Basílica de Guadalupe, Cidade do México
As pessoas puderam ser reconhecidas, menos uma. E se tratava de uma pessoa de raça negra.

Isto parecia impossível, pois não havia notícia de alguém dessa cor no México daquele tempo. Esta descoberta punha em dúvida todas as anteriores que poderiam ser tidas como ditadas por alguma ideia ou preferência preestabelecida.

Foi, então, que um historiador informado do problema, telefonou ao Dr. Aste Tonsmann, dizendo jocosamente:

-- "Já encontrei sua 'negrita'!"

De fato, nos registros históricos consta que o bispo espanhol Frei Juan de Zumárraga, na hora da morte, lavrou documento concedendo a liberdade a um casal negro que foram seus servidores no México.

Provavelmente, os dois tinham sido trazidos pelos espanhóis. O nome dela era Maria.

Os testes passaram assim por uma prova crucial.

Veja mais detalhes no vído embaixo.

Video: O inimaginável no olhar da Virgem de Guadalupe





43 comentários:

  1. Estranho é que somente vocês, religiosos vêm algo no olho da imagem, porque é apenas um amontoado de linhas tortas. A fé faz pessoas ver o que não existe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho é que somente vocês, que são muito poucos, não conseguem ver o que até as pessoas mais simples conseguem ver.

      Excluir
    2. Prove que é um amontoado de linhas tortas, Sr. Anônimo. Eu acredito na ciência e no seu trabalho sobre a imagem da Virgem de Guadalupe, mas, pelo visto, você também descrê na ciência. Tolos são aqueles que colocam barreiras entre a fé e a ciência.A fé é o ápice da razão e nada tem a ver com qualquer fanatismo.

      Excluir
    3. Se você se incomoda com a fé e o credo dos outros,é porque sua própria opinião sobre as coisas é duvidosa. De outra forma não precisaria atacar opiniões diferentes da sua para se sentir bem e realizado.

      Excluir
    4. SR. Anonimo! Se o senhor nao enxerga nadaa este eh um problema seu!! Poi, nos católicos acreditamos nosnos relatos e neste grande milagre!!

      Excluir
    5. Livres sejam para acreditar ou não. Por observação fria isto parece um tipo de fotografia grafada com moléculas reorganizadas com o uso de um equipamento bem avançado.Com a tecnologia mais avançada, poderia verificar se as moléculas foram reorganizadas em grupos de forma a criar artificialmente as cores como uma pintura, isto poderia ser feito com uma tecnologia bem a frente. Inclusive com as moléculas reorganizadas em átomos artificiais pode-se criar cores e padrões como se fossem um material não natural criado neste mundo ainda que seja composto por tal. Hoje já temos como verificar estes átomos, a questão é que se for mais avançado ainda, pode não ser verificado por nossa tecnologia. Fora a tecnologia já se verificara que a prece e a vontade humanas podem interagir com a matéria até mesmo reorganizando-a assim como o próprio DNA da pessoa pelo simples uso da palavra. Logo, pode ser um "milagre" sim, porém vindo pelas mãos de alguém tão fervoroso que conseguira com sua fé impregnar uma tela de forma única e rara. Não se descarta nem a ciência nem a fé, porque já se observa que a fé age sobre a matéria assim como nos cientificamos que nossas próprias palavras podem mudar o mundo tanto quanto nossos gestos. Bom domingo a todos.

      Excluir
    6. Vou usar minha "FÉ" fervorosa pra criar agora um quadro de Jesus Cristo no qual nenhum Cientista irá descobrir como foi pintado, já que é isso que você quer dizer...aliás , se Juan Diego tivesse usado sua "fé" pra pintar quadro, como ele usou isso de forma involuntária, já que isso depende da vontade humana ? pois primeiro quem se apresentou a ele foi a Virgem e não ele próprio ! muito menos na primeira visita ela prometeu um quadro , más sim pediu uma capela em sua homenagem, seu argumento tá um pouco equivocado De mais você não acha ? eu creio que com nossa fé podemos fazer coisas extraordinárias como disse Jesus Cristo, más isso depende da gente e o Juan não ficou implorando nada a ninguém , nem tampouco usando sua fé pra ver ou fazer quadro da Virgem, ele se fez por vontade Divina, nem o próprio Juan sabia que na quele tecido grosso iria se formar essa maravilha ! aliás , diversos cientistas analisaram o quadro e afirmaram que isso é sim um milagre, agora se você não crê isso é problema seu...!

      Excluir
    7. Meu Deus quanta ignorancia,só faltou o sujeito dizer que em 1531 já existia Photoshop,apesar de ter falado a besteira que o manto foi criado com tecnologia que ainda nem existe.
      Meu amigo se voce não acredita em algumas coisas para que criar polemica,basta não ver e nem fazer comentários para se sentir realizado...

      Excluir
    8. Fico maravilhado com a beleza e a minunciosidade do senhor. Ele age como não esperamos é nos surpreende. Ao criar a criatura humana e tudo o que a cerca, Deus usou de todos os detalhes para que fosse perfeito, inexplicável e incopiável. Pois, usou do mesmo capricho para, no ano de 1531, bordar com teares divinos a imagem de sua mãe, a Virgem de Guadalupe. Enaltecendo a divindade mediante o fracasso da ciência, Nem todo o estudo desse mundo, poderá compreender os desígnios de Deus. Não discutirei, somente adimirarei a perfeição divina. Que Deus me conceda, no dia da minha ida, contemplar os olhos da Virgem de Guadalupe e diante deles, contemplar também tudo o que somos aos seus pés, nada.

      Excluir
    9. TENHO DÓ DE MISERÁVEIS TÃO MISERÁVEIS QUE SE COLOCAM EM CONDIÇÕES INCAPAZES, DE CORAÇÕES DUROS FECHADOS, E CEGOS DE ESPIRITO. TOTUS TUUS VIRGEM MÃE DE GUADALUPE, TOCAI EM TEUS FILHOS QUE AINDA DORMEM NA IGNORÂNCIA DESTE MUDO TÃO CEGADOS PELO DEMÔNIO.

      Excluir
    10. A fé faz a gente acreditar nas coisas que pessoas com mentes vazias são incapazes de enxergar com os olhos

      Excluir
    11. Senhor anônimo é muito fácil criticar porque você não coloca o seu nome verdadeiro Criticar anonimamente é muito fácil coloca o seu nome eu desafio você a fazer as mesmas críticas colocando o seu nome e telefone pelo WhatsApp que eu mesmo falatri com você

      Excluir
    12. Então os cientistas estão errados Sr anônimo? O sr sabia que a maioria dos cientistas, são ateus, então no que vc se baseia para afirmar que a fé faz com que "qualquer" um veja o que deseja?

      Excluir
    13. Nossa! História incrivel! Tantos detalhes que a gente fica impressionada! Mas eu náo vejo táo bem as formas porque meus olhos sáo normais náo sáo potentes equipamentos e acredito que seja esta a argumenta´çao de quem náo tem fé. Mas náo somos nós católicos que dizemos isso, sáo os cientistas que comprovaram tudo. Nós pessoas normais nem saberiamos se esses seres geniais náo tivessem pesquisado a fundo este desafio. Náo é apenas uma fé que gera uma vontade de ver, é o oposto uma desconfiança que se comprova pela ciencia o que pode ser explicado pela fé!

      Excluir
  2. Querido anônimo, antes de dizer bobagens, que tal se informar?Você não deve saber que o manto foi estudado por um Nobel em Química né?!

    ResponderExcluir
  3. Vou colocar aqui algumas conclusões de estudos científicos sobre o manto com sua fonte para quem quiser aprofundar:

    Entre tantos especialistas, citemos o famoso químico alemão Richard Kuhn, Prêmio Nobel de Química de 1938 e de 1949. Ele e seus colaboradores extraíram do ayate duas compridas fibras, uma correspondendo à parte rosada, outra à parte mais amarela. A conclusão foi surpreendente:

    “Nas duas fibras não existem corantes vegetais, nem corantes animais, nem corantes minerais”. Nem poderiam ser corantes sintéticos, desconhecidos em 1531. Não há corantes! Não contendo resíduos de pintura, a Imagem não é uma pintura!

    Quarenta anos depois, em 7 de maio de 1979, os cientistas Jody Brand Smith, professor de Estética e de Filosofia da Ciência no Pensacola College, e Phillip Serna Calahan, biofísico da Universidade da Flórida e especialista em pintura, ambos membros da equipe científica da NASA, iniciaram um estudo de toda a Imagem Guadalupana. Eles fotografaram, sem o atual cristal protetor, com filmes normais e especiais: 40 fotos em infravermelho, 60 fotos para computador… Os dois cientistas, com sua ampla equipe, trabalharam mais de dois anos e, fizeram um amplo relatório.

    Os norte-americanos também não encontraram pintura no original da Imagem. Nem verniz lhe foi aplicado para resistir ao tempo. A Imagem não teve preparação ou esboço embaixo.

    Comprovaram que Aquele que a desenhou não usou pincéis nem instrumento algum. Não retificou, nenhuma cor se superpõe, um mícron que seja, a outra. Não utilizou nenhuma técnica conhecida.

    A Imagem é, em muitas partes, semelhante a uma fotografia. Mas os técnicos da Kodak e outros especialistas provam com absoluta certeza que não se trata de fotografia, não tendo impressionado o tecido.

    Também não é impressão gráfica…

    As cores e luminosidade do rosto, das mãos, da túnica e do manto modificam-se e parecem ser efeito da refração da luz, análogo ao que acontece nas penas de certos pássaros ou nas asas de algumas borboletas. Tal efeito não pôde ser conseguido por técnicas humanas… E menos daquela época!

    Para quem quiser mais informações, segue estudo do Centro Latino-Americano de Parapsicologia

    http://www.clap.org.br/2012/?portfolio_cats=guadalupe

    ResponderExcluir
  4. Vamos rezar por todos aqueles que não querem ver nem acreditar. Que N.S.de Guadalupe intercerda por cada um.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo, antes eu também achava estranho essa imagem do olho ser tão mal feita e granulada!

    Mas, na verdade, é porque essas imagens dos olhos foram DIGITALIZADAS em um computador da IBM de análise de fotos de satélite em 1979 pelo Dr. Aste, a partir de fotografias da imagem original de Guadalupe; daí ela parecer tão granulada!

    Na verdade, a resolução da imagem original é altíssima, haja vista que foi possível ampliar a imagem do índio (dentro do olho da Imagem de Guadalupe) e descobrir o reflexo que tinha no olho dele. Isto é realmente incrível!



    Não podendo os computadores trabalhar sobre a superfície rústica e sinuosa da tilma –exigem uma superfície lisa–, o Dr. Aste tirou muitas fotografias. Os olhos da Imagem medem de 2 a 5 milímetros de altura por 3 a 7 milímetros de comprimento. O computador, dividiu nas fotografias cada milímetro quadrado em 1.600 até 27.778 micro-quadradinhos, e depois ampliou, segundo o que se pretendia, de 30 até 2.000 vezes cada micro-quadradinho. Nas fotografias computadorizadas os olhos ficavam de enorme tamanho.



    MAIS SURPRESAS: – O espanhol com a mão na barba e o índio sentado, por estarem no extremo mais externo do semicírculo, ficavam mais perto do observador. O computador só podia ampliar os olhos do índio, porque o espanhol estava meio virado. E… em ambos os olhos!, em tripla imagem!, em relevo!, em cores!, os computadores comprovaram toda a cena de outro ângulo! Corresponde a figuras microscópicas na pequeníssima pupila da Imagem Guadalupana…

    Ampliaram 3.500 vezes as pupilas dos olhos do Bispo, que na Imagem é de um milímetro. Num espaço correspondente a uma quarta parte de um milionésimo de milímetro na Imagem, vê-se a figura do índio Juan Diego mostrando a tilma com a figura da Virgem de Guadalupe!

    E o olhinho de Juan Diego também refletia uma figura: a cabeça de um homem de nariz aquilino, o bispo!

    José Aste Tönsmann tivera muitos motivos para perder o sono.

    Em fim, fica colossalmente ridícula a escapatória dos… céticos. Mesmo com a tecnologia atual, quem pintaria em um grosseiro ayate figuras da dimensão, da precisão e detalhes daquelas contidas nos olhos da Senhora de Guadalupe?



    fonte: http://www.clap.org.br/artigos/guadalupe/g_computador.asp

    ResponderExcluir
  6. Sou Guadalupano.. Nossa Senhora de Guadalupe eh um milagraco como diria o Padre Quevedo. Soh nao acredita quem nao quer.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou um amante deste espaço. Sou Católico com muito orgulho e amo a minha fé. Dentro das minhas limitações eu tento buscar conhecer mais fenômenos milagrosos assim para poder ter o mínimo de embasamento para defender a minha fé. Os senhores que editam este espaço estão de parabéns, pois além de escreverem matérias de extrema qualidade, também se aprofundam e temas muitas vezes desconhecidos, no entanto não menos importante, aos menos "curiosos".
    Eu sempre entro aqui para buscar conhecer mais e sempre recomendo aos meus amigos para que também visitem aqui.
    Eu confesso, sou um pouco Tomé, sei que é errado,pois felizes os que creem sem ver, mas... sei das minhas misérias. Num mundo podre, estragado, transviado e muito outros adjetivos pejorativos mais.
    Só Deus mesmo para ter misericórdia deste mundo nefasto e injusto.
    Mas é isso, só queria parabenizá-los pela excelente matéria da nossa Mãezinha de Guadalupe.
    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  8. nao sabia dessa historia, fiquei muito felizem saber, respeito todas as religioes, sou catolico, espiritual, que NOSSA SENHORA DE GUADALUPE nos proteja, pois sua historia é muito linda, queria muito poder chegar perto deste manto

    ResponderExcluir
  9. O Manto de Guadalupe é uma prova irrefutável de que Maria a mãe de Jesus quer nos ajudar, só os hipócritas não acreditam, talvez por conveniência, será que não veem que o manto é feito de fibra de cactos e que se deteriora em no máximo 30 anos, ora a tilma de guadalupe já tem 483 anos e está perfeita. VIVA NOSSA SENHORA DE GUADALUPE que através de sua maravilhosa aparição converteu 9 (NOVE) milhões de Aztecas ao Cristianismo, pois antes da aparição eles faziam até sacrificios humanos.

    ResponderExcluir
  10. Deixo aqui meu agradecimento por compartilharem suas ideias e conhecimentos a respeito de Nsa. Senhora de Guadalupe.
    Que Deus permaneça jogando suas graças a Todos que o amam e o buscam. E tenha sempre a piedade àqueles que ainda não o encontram.

    ResponderExcluir
  11. Em outro site eu achei uma imagem também da pupila, mas da esquerda, que aparece, a imagem da Virgem de Guadalupe, Juan Diego, 2 coroinhas, 1 asteca, o bispo que mandou construir a igreja, e Hernán Cortés, conquistador do império asteca.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo, 13 de janeiro de 2015 21:41
    O super-extraordinário é que a colina ou monte TEPEIAC, onde ela determinou que se construísse seu Templo, após pesquisas recentes com toda a tecnologia do século XXI, concluiu-se que EXATAMENTE ali, é o ponto CENTRAL do Continente Americano. Por quê ?? Why ??

    ResponderExcluir
  13. Sou Carlos Alberto. Apesar de ser de família católica, não sou católico, sou espírita. Isso não me impede de não só acreditar, mas de que eu tenha a certeza da veracidade desses fatos.
    Eu aceito como verdade essa manifestação divina.

    ResponderExcluir
  14. Engraçado que alguns analfabetos funcionais, a pretexto de um falso racionalismo, quererem contestar a ciência quando esta, após criteriosa análise, dá razão a fé.

    Se a ciência confirma a fé, que base racional vocês usam para contestar os resultados?

    ResponderExcluir
  15. Os olhos misericordiosos sempre voltados aos seus filhos.

    ResponderExcluir
  16. Pode ser que a IBM tenha ajudado na construçao do mini desenho da pupila. Ninguem pode provar a olho nu. Talvez por i teresses imensos da curia negociou-se o laudo. Vai saber ne?

    ResponderExcluir
  17. MUITAS PESSOAS DENTRO DE IGREJAS ACREDITAM EM ENCOSTO ESPIRÍTOS.... MAS NÃO ACREDITAM EM ANJOS E EM NOSSA SENHORA. PQ SE ENCOSTOS ESPIRITOS RUINS EXISTEM PQ NÃO ACREDITAR EM ANJOS E NAS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA.
    E O QUE É MELHOR ELA DAA´PROVAS DE SUAS APARIÇÕES.

    ResponderExcluir
  18. Interessante esses "atoas". Milhares de Especialistas (Cientistas, NASA, Etc) estudam o Manto de Guadalupe e AFIRMAM que se trata de algo inexplicável. É por isso que eu digo e reafirmo: "É preciso ter muita FÉ para ser ateu nos dias de hoje".

    Lavs Deo!

    ResponderExcluir
  19. no olho e um homem e vários objetos como bíblia

    ResponderExcluir
  20. Hoje na minha igreja o padre disse que ao colocar a mão de um lado do rosto de nossa senhora percebemos que de um lado ela sorri pois está feliz com seu povo cristão .. se pormos a mão do outro lado do rosto observamos que ela fica triste e seu olhar visa o povo de Deus e a tristeza dela é ver no que si transformaram seus filhos .. acredito no que dizem sobre os olhos de nossa senhora pois como diz São Fulgêncio "Maria é a escala celeste pela qual Deus desceu á terra e os homens sobem a Deus

    ResponderExcluir
  21. Segundo o que está escrito na Bíblia em Hebreus 9, 27 Deus é Deus nós é que precisamos de Deus ele não precisa de nós. Ele é Deus independente se acreditamos nele ou não, mas quem acreditar ou não terá que prestar contas a Ele, Deus logo depois de Morrer no Julgamento.

    ResponderExcluir
  22. Os cientistas que estudaram o manto são pessoas altamente quaificadas e não eram católicas,logo não teriam porque forjar.Se Deus tem poder para fazer com que a Virgem Maria engravidasse pela ação do Espírito Santo,não terá Ele muito mais poder para sobrepor a imagem de Nossa Senhora no manto e conserva-lo por mais de 400 anos?A Deus nenhuma coisa é impossível.PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  23. Desculpe-me pela minha ignorancia, mas para mim nao precisa estudo sobre o manto, basta os milagres que Nossa Senhora de Guadalupe faz para nós seres humanos, ela é a mãe de Jesus e tem todo meu respeito e devoção. Obrigada Nossa Senhora de Guadalupe, minha maezinha que toma conta de mim e minha familia. Obrigada Jesus por nos abençoar.

    ResponderExcluir
  24. Minha Mãe! Rogai por nós!

    ResponderExcluir
  25. Aqui temos a comprovação da Ciência de que não se trata de algum tipo ou técnica de pintura alguma. Então convenhamos, de que houve algo que transcende a matéria (milagre ou coisa do tipo).

    ResponderExcluir
  26. eu nao sabia nada A RESPEITO dessa Nsa de Guadalupe, NADA!
    porem tive um sonho q depois do sonho vim aa conhece-la. nesse sonho ouvi uma voz q dizia, apos encontrarar um pedaco de arame curvado "jogue tinta que é Guadalupe!" acordei e fui pesquisar, de imediato me deparo c a a msg de Guadalupe p o indio:"Nao sabeis q sou sua mae... eu tenho sofrido muito pela passagem de minha mae. foi um consolo maravilhoso e inesperado!eu jamais poderia imaginar um sonho desse e nem nunca ouvi falar dela, de Guadalupe, se ouvi o nome Guadalupe foi raro.
    Existe muito misterio entre o ceu e a terra, podes crer!

    ResponderExcluir
  27. Já foi respondido no History: Ets.

    ResponderExcluir
  28. Quero agradecer pela graça alcançada. Peço intercessão junto a Jesus para que o Espirito Santo toque o coração do meu marido Luciano aquebranta aquele coração frio encha de paz e amor que ele diga que me ama tenho esperado tds os dias ouvir desde que ele voltou para casa e que possamos viver feliz no nosso matrimonio cuidando do nosso filho e vivendo em paz e feliz. Amém

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.