quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A impregnação das alegrias de Natal

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






A festa do Santo Natal tem o privilégio de interromper o tempo.

Pode uma pessoa estar na situação aflitiva que estiver, chegando o Natal, abre-se como que um paredão e as desgraças ficam do outro lado.

Bimbalham os sinos, o Natal começou! Cristo nasceu: alegria para todos os homens!

A alegria própria ao Natal é toda feita de luz - é o Lumen Christi, a luz de Nosso Senhor Jesus Cristo que brilhou na Terra na noite de Natal.

Uma alegria que não é a alegria vulgar do homem que fez um bom negócio, que venceu uma jogada política ou ganhou na loteria.

Não.

É uma alegria muito mais interna, muito mais leve, toda feita de luz.

Enquanto as outras alegrias são feitas de coisas palpáveis e de segunda ordem, a alegria própria ao Natal é toda feita de luz — é o Lumen Christi, a luz de Nosso Senhor Jesus Cristo que brilhou na Terra na noite de Natal.

Luz que nunca mais, de ano em ano, deixou de brilhar, trazendo uma verdadeira alegria, uma verdadeira paz de alma até para as pessoas mais atormentadas.

No meu tempo de menino, a noite de Natal era um hiato luminoso, cheio de algo que não se consegue descrever.

Mas que todos sentiam: era aquela suavidade, aquela paz, aquela doçura que dava a impressão de que todo o céu estrelado da noite estava como que impregnando a Terra de perfumes.

Os sinos tocavam, o som se espalhava e o júbilo impregnava até os jardins.

Era uma alegria enorme que circundava todos os homens, porque Cristo nasceu, nasceu em Belém!

(Fonte: Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, 21.12.1984. Sem revisão do autor. “Catolicismo”)


3 comentários:

  1. Responder-me-ia uma pergunta?
    Eu vi que na foto que precede a bonita mensagem natalina, vi que tem os simbolos maçons, gostaria de saber se foi o autor da mensagem que é pertencente a maçonaria ou se o dito responsável por este espaço, que por sinal muito informátivo.
    Gostaria muito de ter uma resposta, respeito se for ligado a maçonaria, mas não concordo se assim o for. Não é um ambiente que eu gostaria e me sentiria bem em estudar, mesmo as matérias sendo todas verídicas. Se possível, aguardo uma possível resposta. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Anônimo:
      A imagem a que V. se refere está no presépio da famosa igreja do ‘Gesù’, casa mãe da Companhia de Jesus em Roma, desde o século XVI.
      O triângulo equilátero que está belamente representado sobre o Menino Jesus é um muito antigo símbolo católico da Santíssima Trindade.
      Ele se encontra em fachadas de catedrais como a de Florença na Itália, ou a de Aachen na Alemanha; em antigos paramentos litúrgicos, em iluminuras medievais, e em muitos quadros e esculturas de séculos e estilos posteriores.
      O olho dentro do triângulo equilátero representa a Divina Providência que todo ausculta e analisa com sabedoria infinita.
      O simbolismo está explicado em muitos sites catequéticos sobre a Santíssima Trindade. Veja, por exemplo, entre muitos outros: http://jesusviaveritasetvita.blogspot.com.br/2011/05/santissima-trindade-quadro-catequetico.html; ou mais simples em http://www.catequisar.com.br/texto/catequese/crisma/apostila/01/imaculada/verdades/06.htm.
      Não sei por que as sociedades maçônicas tentaram fazer algo parecido. Porém, para se diferenciarem da Igreja Católica essas sociedades escolheram o triangulo isósceles (só dois lados iguais) ou – coisa que dá no mesmo – a letra grega delta.
      Nada sabemos dessas sociedades nem nada temos a ver com elas.
      Apenas procuramos na Internet alguma explicação para responder à sua pergunta. Assim, na página http://www.ledifice.net/3143-7.html, encontramos a explicação básica, mas suficientemente elucidativa:
      “Le triangle qui symbolise la sainte Trinité divine dans le Catholicisme, est équilatéral. En effet, on le retrouve comme représentation de Dieu dans des peintures d’avant la renaissance. Il figure sur le fronton de nombreuses Eglises baroques de Venise et dans la chapelle du château de Versailles.
      “Pour ne pas les confondre, les FM [franco maçons] le représentent parfois en triangle isocèle avec seulement 2 cotés égaux.”
      Essa mesma página entre muitas explicações do simbolismo maçônico que nós não conhecemos, explica que o triângulo equilátero católico representa a divindade, enquanto que o isósceles tem a base menor e representa um movimento que se fundamenta na Terra.
      A oposição entre o simbolizado por um e outro não poderia ser maior.
      Desejado um Santo Natal e um próspero Ano Novo, para o Sr. e sua família,
      em Jesus e Maria

      Excluir
  2. Prezado Sr. Luis, agradeço pelas elucidativas explicações. Peço desculpas se fui desagradável com tais indagações, até por que o espaço há muito tempo estava aqui e eu que adentrei ao mesmo.
    Essa minha dúvida, acredito eu, que não se passou despercebidas pelos mais atentos ou podemos dizer curiosos, sabemos que há muitos maçônicos que concomitantemente com a sociedade maçom, também se dizem católicos, mesmo a Igreja condenando a prática. Como o lema que estampam as lojas maçons é: Estudo e trabalho, logo,talvez ingenuamente, pensei ser ligado a este blog, pelo bom nível de pesquisa e informação.
    A questão é que eu, na minha infinita miséria, tento a todo momento seguir o que nossa Santa Igreja nos lega, mas reafirmo a minha pequenez, pois eu sou apenas um fiel católico que reza e espera.
    Contudo ao ler alguns artigos aqui, observei fácil que é conduzido por pessoa/s eruditas, o que é muito bom, pois Fé e razão caminhão juntas, como diria o nosso Beato querido João Paulo II.
    Acho que um espaço assim deveria ser muito bem divulgado, mais do que já deve ser.
    Muitos, se não a maioria dos católicos, não sabem desses detalhes miraculosos a fundo, falo isso pois já fiz uma pesquisa pessoal, muitos que se diziam católicos nem sabiam dos detalhes miraculosos da estampa de nossa Mãe de Guadalupe etc.
    Bom, eu estou fazendo minha parte, salvei este espaço nos meus favoritos e sempre indico aos meus...
    Um grande abraço e também desejo ao senhore um excelente Natal e um feliz ano vindouro.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.