segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Santo Sudário em três dimensões

Santo Sudario, imagens tridimensionais
Rerpodução do STURP
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Em 1977 foi descoberta a tridimensionalidade do Santo Sudário pelo grupo de cientistas do Projeto de Pesquisa do Sudário de Turim (STURP).

Reprodução holográfica
Dois oficiais da Força Aérea norte-americana, John Jackson e Eric Jumper, analisando o Sudário perceberam que a figura foi impressa de maneira tridimensional.

Este fato, inexcogitável para a ciência e as artes do século I, permite conhecer a distância entre o tecido e as diversas partes do corpo de Nosso Senhor, o que não acontece numa fotografia comum.

Partes do Santíssimo Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo que não estiveram em contato com o tecido também se achavam misteriosamente impressas na mortalha.

Mas só está técnica permitiu revelá-las

Normalmente os cientistas só conseguem reconstituir uma imagem tridimensional a partir de fotos, quando tiradas de enormes distâncias, como as de planetas longínquos, ou de ângulos diversos.

De tal modo que a distância possa influenciar, de maneira mensurável, a intensidade de luz recebida ou refletida pelos objetos.

Santo Sudario, imagem tridimensional de Giovanni Tamburelli
Reprodução do STURP
Para a reconstituição da tridimensionalidade, os especialistas utilizaram um aparelho chamado VP-8.

Jackson e Jumper tomaram uma simples fotografia do Santo Sudário e a introduziram no aparelho.

Qual não foi o seu espanto ao constatar que se constituiu uma imagem tridimensional da Sagrada Face de Nosso Senhor!

Holografia
Entretanto, a técnica tridimensional mais avançada aplicada no Santo Sudário é a reprodução holográfica.

Ela projeta sobre duas placas de vidro paralelas uma reconstituição do corpo de Nosso Senhor em tamanho natural como estava na sepultura.

A imagem pode ser vista de pé, pela frente e pelas costas. Tem-se a impressão de estar em presença do próprio Corpo Sagrado de Nosso Senhor.

Um exemplo disso foi exibido na extraordinária exposição sobre o Santo Sudário de Turim que sob o título “Homem do Sudário”, realizou-se em Curitiba e em outras cidades brasileiras.


Um comentário:

  1. Imagem igual a do holograma eu encontrei nas fotos feitas pela camera Hirise do solo de Marte em 2010. Em Marte as figuras de fisionomia humana,seja de adultos,jovens ou cianças e de animais, passaros,inclusive animais pre-historicos seguem um padrao,ou seja uma figura maior contendo muitas figuras menores em seu interior.Figuras em 2D,3D pois a mesma figura, ou imagem pode parecer estar olhando para o alto quanto para baixo,pode estar tanto de perfil como de frente.Acabo de encontrar nas fotos do Santo Sudario o mesmo padrao,figuras de rostos humanos diferentes do rosto de Cristo, na foto do pano que mostra frente e costas. Em foto de wed 06 february de 2013 as 19h41m01s lat -10.7470' long 277.3322' identifiquei uma fisionomia parecida com o retrato do Santo Sudario,outra representaria momentos antes da sua morte. Esta dado o recado

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.