segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Sim! Aqui está o túmulo de São Paulo Apóstolo ! Testes confirmam

Túmulo de São Paulo, San Paolo fuori le mura, Roma
Altar sob o qual está enterrado São Paulo em Roma
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






No ano do segundo milênio do nascimento do Apóstolo das Gentes, o grande São Paulo, ficou confirmada a localização do túmulo do apóstolo martirizado em Roma.

Os restos de São Paulo foram venerados continuadamente durante séculos sob o altar papal da basílica de São Paulo extramuros (San Paolo fuori le mura, Roma).

Seu martírio ocorreu, porém, no local da atual abadia das Três Fontes.

Em tempos pagãos, nesse local havia um pântano. Quando os imperadores queriam fazer “desaparecer” um cristão sem chamar a atenção, o levavam lá para martirizá-lo.

São Paulo morreu decapitado. Sua cabeça foi posta sobre uma coluna e na hora tremenda do martírio caiu dando três tombos. No local de cada tombo abriu-se uma fonte.

Na Idade Média foi erigida uma abadia beneditina que existe até hoje, sendo visitada pelos peregrinos. É a Abbazia delle Tre Fontane.

Na Renascença foi erigida riquíssima igreja sobre as três fontes. Há um magnífico altar sobre cada uma delas. (foto embaixo)



Na abadia das Três Fontes foram construídos três altares sobre os pontos onde rolou a cabeça do mártir e brotaram três fontes.
Na abadia das Três Fontes foram construídos três altares
sobre os pontos onde rolou a cabeça do mártir e brotaram três fontes.
Poucos viajantes e peregrinos sabem, mas quando eles vão do aeroporto de Roma para a cidade, passam quase ao lado deste famoso local.

A piedosa devoção ao túmulo do Apóstolo Paulo, instalado sob o altar mor da basílica de San Paolo fuori le mura, atraiu multidões de peregrinos.

Nos tempos de fé ninguém fazia muita questão de conferições ou confirmações científicas da tradição oral transmitida de geração em geração.

O bom senso e a evidência dos testemunhos confirmavam a veracidade do fato.

Mas, na nossa época espalha-se, por vezes, uma ojeriza contra a tradição, sobre tudo quando é piedosa, como se fosse sinônimo de superstição carente de fundamento histórico.

Agora, neste segundo milênio do nascimento do grande Santo, as conferições foram feitas.

Os estudos e análises começaram em 2007.

Túmulo de São Paulo, San Paolo fuori le mura, Roma
Fiéis rezando e redigindo pedidos junto ao túmulo de São Paulo Apóstolo
Desfazendo toda dúvida, o sarcófago foi localizado onde sempre se acreditou estar, inviolado durante muitos séculos.

Os peritos perfuraram o túmulo e introduziram uma sonda especial. A sonda reportou a existência de um riquíssimo tecido de linho cor púrpura, recoberto de ouro e mais um pano azul com filamentos de linho.

A sonda verificou também a presencia de grãos de incenso vermelho.

Pequeníssimos fragmentos ósseos de ali extraídos passaram pelo teste do carbono 14. Este foi feito por especialistas que não conheciam a procedência das amostras. Eles concluíram pertencer a uma pessoa que viveu entre os séculos I e II da era cristã.

Todos estes dados foram feitos públicos pelo próprio Papa Bento XVI, então reinante.

Aos olhos dos especialistas estes indícios concordantes com a tradição inconteste de muitos séculos confortam a ideia de se tratarem dos restos mortais do Apóstolo das Gentes. Pode se esperar ainda novos estudos e análises.


Vídeo: Sim é o túmulo do São Paulo Apóstolo ! Testes confirmam




Sobre São Paulo veja também:






14 comentários:

  1. Muito emocionante saber que um dos pilares da santa igreja esta sepultado ali,esaber tambem pela fé que ele deu o grande testemunho de conversão é um grande martir santo que propagou o cristianismo esta na santa escritura seue ensinos e missão tão ardúa em suas viagens apostólica.

    ResponderExcluir
  2. Veneram Paulo, mas não guardam suas palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo os restos mortais dele esta na santa igreja católica apostólica romana e não em uma seita protestante valeu cara

      Excluir
    2. Eu pergunto a qual quer Protestante por ai como a igreja escolheu os 27 livros do Novo Testamento se nem manual tinha pra monta-lo. A resposta que a Igreja me da e a seguinte, aquilo que os Santos aprenderam e receberam dos dos Apóstolos não estava escritos mais vivo na Sagrada Tradição foi assim que eles discerniram o certo do errado em meio a tantos Livros Apócrifos. Primeiro veio a Igreja depois a Bíblia, quando São Paulo escrevia algo era pra resolver algum problema em uma comunidade e a Igreja a acolheu como Palavra De Deus como ensinamentos do Cristo Jesus que vive e reina para sempre na sua Santa Igreja.

      Excluir
    3. Perfeito, João Paulo!!

      Excluir
  3. Tudo isso vem me mostrar que Jesus fundou uma só igreja católica apostólica romana ,ta ai o corpo e restos mortais do apóstolo são paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. igreja siguifsica povo de Deus não paredes de concreto todo homem que converter a Cristo como seu único Salvador esse sim será salvo tenha fé em Cristo em vez de ficar descutindo coisas que só jesus pode nos revelar orem como diz Paulo orar sem seçar orem uns pelos outros tenha fé em Cristo nosso senhor nosso único Salvador

      Excluir
  4. Nossa Santa Igreja, sempre rica! Viva a Igreja Católica Apostólica Romana!

    ResponderExcluir
  5. Os feitos destes homens santificados nunca deverão ser esquecidos pela humanidade, homens que nos inspiram a sermos cada vez melhores para um dia quem sabe recebermos a dádiva de viver eternamente ao lado do Nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Mãe Virgem Maria.

    ResponderExcluir
  6. Olhai para o céu, onde está aquele que ressuscitou dos mortos. É ele quem poderá fazer algo por nós.

    ResponderExcluir
  7. Só queria saber porque não foi suficiente o relato contra falsos profetas. É necessário saber o que é preciso fazer contra eles

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.