segunda-feira, 12 de abril de 2021

Como explicar tantas imagens intactas em catástrofes?

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa intacta em Beirute
Nossa Senhora da Medalha Milagrosa intacta em Beirute
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







No último ano chegaram até nós as notícias, com sua comprovação fotográfica, de algumas enormes calamidades que se abateram sobre países de grande população católica.

Escrevemos "chegaram até nós" porque podemos supor razoavelmente que houve outras de que não tivemos informação.

O caso mais recente deu-se no belo arquipélago colombiano de San Andrés no Caribe exposto a furacões.

Em novembro um furacão de magnitude 5 atingiu especialmente a ilha de Santa Catalina danificando 98% das casas e construções turísticas.

A única peça que ficou incólume foi uma imagem de quase um metro e oitenta de Nossa Senhora das Graças, ou da Medalha Milagrosa, feita despretensiosamente em concreto e totalmente pintada de branco.

Ela está montada sobre um grande pedestal acima de uma relevância olhando o mar, e resistiu vitoriosa e incólume ao furacão mais violento que atingiu a Colômbia em toda a sua história.


O fato foi tão inverossímil que o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez, concorreu a ver com seus próprios olhos.

E disse na TV: “É impactante que, após a passagem de um furacão de categoria 5, ela estivesse de pé”

Virgem Milagrosa surpreendeu a todos
Virgem Milagrosa surpreendeu a todos
“A imagem em pé da Virgem Maria é um sinal da presença de Deus (...) em horas amargas e dolorosas a fé nos conforta e nos encoraja a seguir em frente.

“É a presença da mãe que cuida de seus filhos nos momentos de dificuldade”, disse o Pe. Alexander García, do vicariato de San Andrés, noticiou “Aleteia”.

Não foram menos surpreendentes as preservações de imagens de Nossa Senhora na capital do Líbano, Beirute, quando explodiu um depósito químico no porto.

O estouro de 2.700 toneladas de nitrato de amônio – substância usada para fabricar explosivos – no dia 4 de agosto de 2020 teve a potência destrutiva de uma pequena bomba atômica.

Meia cidade foi abalada, os mortos e desaparecidos foram da ordem de 200, os feridos por volta de 6.000 enquanto foram destruídas ou danificadas 250.000 residências, sem contar a rede de serviços públicos.

Após a explosão foram descobertas diversas imagens, sobretudo de Nossa Senhora das Graças assombrosamente intactas, inclusive instaladas em nichos públicos sobre as ruas e expostas às ondas expansivas.

Destacou-se uma também dedicada à Medalha Milagrosa montada num nicho sem proteção alguma se projetando sobre a rua num primeiro andar que apresentamos no início deste post.

Ela estava completamente intacta entre fios elétricos arrebentados e ferros retorcidos. A foto foi divulgada inicialmente na conta twitter @maronitas_es, noticiaram agências religiosas como Infocatólica.

Enquanto se dava a explosão, numa igreja do bairro cristão de Ashrafieh, um dos mais antigos da cidade, se celebrava uma missa.


Os fiéis nada podiam saber quando o altar mor em cujo centro está uma imagem de Nossa Senhora das Graças se iluminou intensa e surpreendentemente. 

O abalo cortou a força que iluminava internamente o nicho, o reboco desse caiu sobre a imagem e quando tudo rumava ao desastre, a situação se recompôs e a imagem voltou a ser iluminada pela luz própria sem parecer danificada.

A cena foi filmada pois estava sendo transmitida também pela Internet, especificou Aleteia. 

Os espantados fiéis sem compreender ainda o ‘terremoto’ e o ‘estampido’ após verem o inexplicável jogo de acende-e-apaga se encomendaram a Nossa Senhora clamando: “Oh Mãe, salvai o Líbano!”.

Para não nos estendermos demais, concluimos com um milagre eucarístico recente no Brasil.

Na manhã do domingo 21 de fevereiro 2021, fortes chuvas elevaram o nível do Rio Carangola que crescia desde a sexta-feira, dia 19 de fevereiro.

Elas provocaram uma enchente que deixou debaixo d’água o bairro Lacerdina, em Carangola, Zona da Mata Mineira. O município está a 357 km de Belo Horizonte.

Sagrário e hóstias do milagre em Lacerdina. Foto de Carangola notícias
Sagrário e hóstias do milagre em Lacerdina. Foto de Carangola notícias

As águas invadiram a Capela Santo Antônio onde atingiram mais de 2 metros de altura cobrindo inteiramente o pequeno sacrário onde fica guardado o Santíssimo.

Quando essas desceram e foi se ver a dimensão do dano, aliás previsível, os moradores locais ficaram pasmos.

A água de fato cobriu totalmente o sacrário, mas as hóstias consagradas que estavam dentro dele, numa âmbula de simples vidro, permaneceram intactas e foram retiradas secas.

O fato correu pelas redes sociais. O fotógrafo Victor Marius, morador de Carangola, em seu perfil de Facebook  descreveu o acontecido dizendo “que as hóstias permaneceram intactas demonstrando como nas maiores adversidades Deus permanece o mesmo”.

É o segundo ano consecutivo que acontece a enchente, mas que esta foi “de proporções jamais vistas”, segundo Victor.

A Defesa Civil confirmou que esta foi a pior enchente registrada na cidade, deixando cerca de cinco famílias desabrigadas e dezenas de desalojados. Além de Carangola, outras cidades da região foram afetadas pelas enchentes. Cfr. ACIDigital.

Diante de fatos inexplicáveis humanamente, é claro que não pode se cobrar explicações à ciência.

A grande pergunta é se não haverá em todas estas proteções um ensinamento, e quiçá um aviso, para todos nós?

Para quem se interessa pelas relações da ciência e da religião eis uma pergunta que merece reflexão e uma resposta:

Como explicar que tantas imagens de Nossa Senhora e de Nosso Senhor tenham sido salvas em circunstâncias tão diversas umas das outras, em locais tão afastados uns dos outros e em climas também diversos?

Para quem quiser ver mais a respeito, clique em: Imagens intactas nas catástrofes



37 comentários:

  1. E uma pena que o mundo só entende a verdade pela tragédia. Isso, depois de intensos questionamentos e dúvidas.Entretanto, o fenomeno filipino pode ser uma revelação ainda mals chocante, se levarmos em conta o que dizem os evangelhos. Para os católicos inseguros, no entanto, é o momento ideal para abandonarem quaisquer dúvidas sobre a fé. Quanto a importancia da informação, pode ser considerada uma catequese.
    frambell.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nossos Irmãos do outro lado - Evangélicos - O que dizem, agora, a respeito de Maria Santíssima?

      Excluir
  2. Para mim , é a presença de Jesus e Maria no meio do povo. Que tenhamos Fé, Esperança e Caridade dentro dos nossos corações. A nós cabe a oração, principalmente, pois não conhecemos este tipo de tragédia e devido ao distância , rezemos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem não acredita é "anônimo"..repararam?

      Excluir
    2. Entendo sua revolta por tantas pessoas morrerem e uma imagem ficar de pé.
      Sim, são imagem meras imagens assim como fotos tiradas de qualquer pessoa. A diferença é que elas tem um significado grande para os católicos de verdade (católicos de mentira são os que dizem mal da própria igreja e não conhece a igreja, só vão por ideias dos outros), Porém os mistérios de Deus (Deus de Isaque, Jaco, Daniel...) nunca compreenderemos. Mais Ele sabe oque faz, e não vai ser agora que vou compreender, só continuar confiando naquele que acredito.

      Excluir
  3. O tufão causou 2.500 mortes e vocês se glorificam por pedaços de pedra que ficaram de pé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os sinais do céus nos foram dados. Se tu não os compreende eu só posso lamentar este teu coração endurecido como pedra.
      Que Deus possa te iluminar.

      Excluir
    2. Glorifico a Deus pelos milagres e avisos que Ele nos manda. Precisamos urgentemente que a nossa fé seja vivenciada.

      Excluir
    3. Este comentário só pode ser de PROTESTANTE fanático.

      Excluir
  4. Quase "3000 mortos" nas Filipinas e....... Milagre!!! milagre!!! as estátuas estão intactas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isto é pra provar que o poder de Deus esta acima de tudo,estas imagens representa a pessoa de jesus e maria ,a calamidade veio por não dar ouvido as mensagens de nossa senhora e de jesus,por não buscarem a presença de Deus em oração e buscar o perdão dos pecados,muitas vezes as pessoas acabam deixando Deus de lado pra buscar as coisas do mundo, e acabam passando por grandes sofrimentos....nesta vida ou na outra, por não ter Deus do lado

      Excluir
  5. É uma prova de que, quem procura se apoiar em Jesus e Maria, tem a proteção de Deus Pai e suporta qualquer tragédia, nem que o mundo em volta, se desmonte.

    ResponderExcluir
  6. Quase 3 mil mortos e acredita-se em milagres por causa das estátuas em pé? não seria um aviso ao contrário do que se está imaginando?

    ResponderExcluir
  7. Em comentários estão acusando alguns de citarem um milagres por estátuas que ficaram de pé enquanto que houveram mais de 3.000 mortes... Mas se esquecem que quem procurou apoio em Jesus e Maria (abrigado na Igreja) sobreviveu! Aqui é uma questão de fé, quem tiver ouvidos para ouvir, ouça! REFUTANDO ANTES QUE RESPONDAM... DEUS PERMITE TAIS ACONTECIMENTOS QUE PARA POSSAMOS CRER NELE E NAS SUAS PALAVRAS. QUANTOS AOS MORTOS, JESUS É MISERICORDIOSO E ACOLHE COM AMOR OS SEUS FILHOS!

    ResponderExcluir
  8. Continuam a tentar olhar pelos olhos humanos...... O fato de estas imagens terem ficado intactas significa que Deus não está alheio a essa tragédia. As imagens representam a presença efetiva e absoluta Dele. As 2500 ou 3000 vítimas estão com o Pai agora. E Ele consolará os sobreviventes. Estes terão o Reino. Os que contestam não terão. Quem tem inteligência, que acredite!

    ResponderExcluir
  9. As imagens serviram para que as pessoas se lembrem que Deus não está alheio ao sofrimento delas,a natureza mostrará sua força sempre e nós não podemos fazer nada além de se proteger ou sair da frente.Talvez para muitos essas imagens servirão para que elas,apesar de suas perdas,de sinal para que não percam o único bem que lhes restou:Fé e Esperança e para nós que vemos as notícias e ficamos apenas admirados e com pena procuremos fazer algo para ajudar.Não é o povo mas Deus que pede ajuda.Amém.

    ResponderExcluir
  10. É hora de nos unirmos para orar pelos filipinos.

    ResponderExcluir
  11. Pois eu não sou anonimo me chamo Paulo e fico de qieixo caido com tanta inguinorancia, é presença de Deus em meio de nos? presença de maria no meio de nos por que ficaram intacatas tantas imagnes????????????? faça-me o favor, presença de deus no nosso meio seria, se todas as pessoas que foram ali destruidas tivesse ficado intacatas e não um pedaço de gesso. Santa Inguinorancia, não sei como cai aqui eu em.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me recuso a dialogar com alguém que escreve "inguinorancia". ¬¬

      Excluir
    2. Realmente. A "inguinorancia" cega as pessoas.

      Excluir
  12. Como explicar que as IMAGENS se safem e deixem que milhares de fiéis se ferrem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro irmão nós católicos não adoramos imagens nos veneramos Maria a mãe de Deus e nos espelhamos nas vidas de Santos e mártires da nossa Igreja e temos imagens como lembranças dessas pessoas que doaram toda sua vida para glorificar o nome do senhor Jesus. Ídolo é achar que na casa do Senhor é lugar de comércio colocar o dinheiro no alta ao invés da Corpo e o sangue de Jesus na celebração da santa Missa meus amigos vocês só saíram da Igreja fundada pelo próprio Cristo por falta de conhecimento uma pena.

      Excluir
    2. Tom, aquele país está situado numa região de catástrofes naturais. Quem vive ali sabe que esses eventos estão por vir a qualquer momento, pessoas morrem, a vida é frágil. Isso é fato, é real e comum. O que estamos tratando aqui é o EXTRAORDINÁRIO.

      Excluir
  13. Basta pensar com o coração. Eudes

    ResponderExcluir
  14. O que dizem os Ateístas?

    ResponderExcluir
  15. Fico imaginando, agora, o que nos dizem os nossos irmãos do outro lado - Evangélicos - Não se trata de adorar imagens, mas, de cultuar em sua imagem, como se fosse da nossa mãe em nossa carteira de identidade.

    ResponderExcluir
  16. Esse povo que vivem falando mal de Maria, são daquelas raças de víboras,do tempo de Jesus.
    Que longe de crerem no filho de Deus, ficavam todo o tempo criticando a Jesus.
    Dizendo: Que Jesus fazia as curas por obra do diabo...Queriam a todo custo apedrejá-Lo, por Jesus afirmar que Ele era o Filho de Deus!
    Eu pergunto, o mesmo mal espírito que reinava naquela " geração de adúlteros e
    ladrões", não é o mesmo que está habita neste povo que criticam a Igreja Católica??
    Leiam e estudem o santo Evangelho, e tracem um paralelo, analisando o comportamento dos escribas e fariseus que mataram a Jesus.
    E vereis que apesar de terem passados 2000 anos, a perfídia desta "raça de víboras " não mudou nada!!

    ResponderExcluir
  17. Sou católico e conheci esse blog hoje e já li diversos posts, o autor está de parabéns. Mas me chamaram a atenção os comentários, pois não consigo entender uma coisa: se uma pessoa não professa a fé relatada no blog, por que lê-lo? Isso é uma coisa que não consigo entender mesmo! A constituição garante liberdade religiosa e de expressão, esse blog até onde vi não difama nenhuma outra igreja ou religião, apenas se presta a defender um ponto de vista, o que é um direito do autor.
    Se não concorda por que está aqui? Não é mais fácil criar uma página para defender o seu ponto de vista então? Ou ler aquelas que te agradam? Eu por exemplo, não concordo com os pontos de vistas do Espiritismo, mas não entraria em uma página dessa doutrina para bater boca com seus leitores. Não tenho o direito de ir lá dizer que minha visão está certa e a deles está errada. Indo além: eu nem entro nessas páginas porque nem me interesse em ler sobre. Agora a pessoa não concorda com a visão católica e fica procurando coisas em um blog católico só para ter o prazer de refutar, de dizer que o outro está errado... isso só pode ser um transtorno, só pode...
    Sugiro ao autor do blog que faça moderação e não aceite mais esse tipo de comentário. O blog é confessional e não esconde isso. Um site governamental sim deve ser laico, agora uma página particular não. Abraço e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  18. Convertei-vos enquanto ha tempo pois não sabeis nem a hora e nem o momento em que virá o Filho do Homem,quem tem ouvidos para ouvir, ouça ou olhos para verem esses belos milagres!

    ResponderExcluir
  19. Tenho pena de quem relata MARIA como algo insignificante...Simplesmente Pi-e-da-de!!

    ResponderExcluir
  20. A presença de Maria no mundo é sempre fortalecida por suas aparições em todas as nações, eu disse todas, das mais variadas formas...quer Ela nos demonstrar a sua presença de Mãe na vida de cada um de nós e da humanidade....torná-nos assim tão fácil sentí-La como a brisa do mar...Ó Mãe magnífica eu Te louvo e Te bendigo até o último dos meus dias !!!

    ResponderExcluir
  21. Só conheci o blog agora. Gostei! Cristo quando falava às multidões (povo), não ensinava a ser "cientista (creio porque vejo, toco.. ) nem arquitetos(projetar o futuro, nossa vida)", mas, para sermos santos, porque Deus é Santo. Fomos criados a Sua Imagem e semelhança. Ele escolhe a pessoa, não interessa a massa (multidão). O Mesmo que proíbe imagem (ídolos: bezerro de ouro), manda fazer Imagens (ícones sagrados: Arca da Aliança com imagens de Querubins "anjos", Serpente de bronze "prefiguração da Cruz de Cristo", quem "olhar" será salvo,...) . Discernimento entre ídolos e imagens, pela fé. Maria e João (discipulo amado; acolhe-a em sua casa) estiveram de pé, diante da Cruz... Eis aí Sua Mãe! Eis o seu filho! Quem nos dá Sua mãe? Quem pôde escolher Sua mãe? Sabendo de sua importante missão (pelo" Sim" a Vontade de Deus, esmagar a cabeça da"serpente"), não A preservaria, desde o Princípio? Mãe de Deus, Mãe da Igreja de Cristo (Católica, Apostólica, Romana- pela Sede, não pela origem), Nossa Mãe, que nos leva ao Filho, ou seja, a Trindade Santa. O Cristão verdadeiro ouve a voz do Verdadeiro Pastor, respeita a fé dos outros.

    ResponderExcluir
  22. Tambem sou catolica,venho de uma familia bastante catolica. maria sempre reinou e reinara entre nos, so tenho que agradeçer as inumeras graças alcançadas.Nossa senhora da conceiçao nossa padroeira rogai sempre pelos seus filhos amen.

    ResponderExcluir
  23. A Deus nada é impossível, não é? Bj.

    ResponderExcluir
  24. DEUS ESTÁ SEMPRE PRESENTE EM TODOS OS LUGARES ONDE SE ENCONTRA UM CRISTÃO. LOUVADO SEJA NOSSO DEUS!

    ResponderExcluir
  25. Deus mandou fazer imagens Jesus fez milhares a imagem do bom pastor samaritato filho prodigo deixou a imagem do rosto na toalha ,estudem mais os primeiros cristãos tinham os tumulos e templos cheio de imagem.nós somos imagens de Deus estudem a arqueologia os livros dos primeiros bispos ñao misturem fatos do antigo testamento.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.