segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Perspectiva de achar o túmulo dos Santos Macabeus reacende esperanças

Cruz no mosaico do chão aponta que o monumento  foi local de culto cristão nos primeiros séculos depois de Cristo
Cruz no mosaico do chão aponta que o monumento
foi local de culto cristão nos primeiros séculos depois de Cristo
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




continuação do post anterior: O túmulo dos Macabeus, santos heróis do Antigo Testamento.



O mausoléu – que bem pode ser o túmulo dos Macabeus, a heroica família que liderou a resistência militar, religiosa e cultural contra a invasão pagã no século II a. C. – está em “um local maravilhoso, belíssimo” explicou Re’em, diretor israelense das escavações, à FoxNews.

“Nós trouxemos de novo à luz a câmara da tumba e o mosaico com a decoração da cruz”, explicou.

O arqueólogo judeu lembrou que os Macabeus tiveram uma posição de honra no início do Cristianismo, o que explica a presença da cruz. E essa presença continua até hoje, pois os Macabeus são comemorados pela Igreja Católica como santos e seus nomes estão inscritos no Martirológio Romano.

Ele considera que os primeiros cristãos podem ter consagrado o túmulo ao culto católico, teoria que já havia sido avançada por Clermont-Ganneau.

Re’em reconhece, porém, que as provas arqueológicas não são inteiramente suficientes para afirmar categoricamente que se trata do túmulo dos Macabeus.

“Nós estamos procurando, estamos buscando a prova categórica (“the smoking gun”) que nos permitirá afirmar de cheio que este é o Túmulo dos Macabeus”, disse.



As autoridades israelenses estão aplicando recursos especiais, segundo o jornal “Jerusalem Post” de Jerusalém.

De fato, os Macabeus – Matatias e seus filhos – lideraram uma reação heroica contra a invasão dos exércitos macedônios e gregos que tomaram conta da Terra Santa e profanaram o Templo de Salomão restaurado, ou Segundo Templo.

Alexandre Magno conquistou Judá militarmente no ano 332 a.C., e após sua morte alguns de seus generais se proclamaram sucessores e reis.

Eles tentaram induzir os hebreus à apostasia mediante a adoção da cultura e das crenças pagãs helênicas. Fizeram assim uma espécie de “revolução cultural” por onde se leva um povo a renegar de Deus, reformando sua cultura e, na prática, sua religião.

A Sinagoga (equivalente ao clero na época) estava, salvo honrosas exceções, em avançada liquefação e o povo judeu manifestava-se largamente degradado.

Foi assim que os gregos, instalados na Síria e capitaneados por Antíoco Epífanes, um dos sucessores de Alexandre Magno, tomaram Jerusalém e, entre outras coisas, construíram um prédio conhecido como Ginásio, onde faziam práticas pagãs e tentavam obrigar o povo a adotá-las.

Cavaleiros celestes expulsam Heliodoro do Templo
no início da rebelião Macabea.
Eugène Delacroix (1798 — 1863). Saint-Sulpice, Paris.
No paganismo grego, os esportes eram praticados com uma conotação de exercícios de contato com energias preternaturais que eles achavam mais ou menos divinas. Algo que faz lembrar superstições atuais da Nova Era, ou exercícios pagãos como da yoga.

Infelizmente muitos hebreus aderiram, apostatando da religião verdadeira para ganhar a complacência dos novos dominadores e usufruir dessa vida.

12. Nessa época saíram também de Israel uns filhos perversos que seduziram a muitos outros, dizendo: Vamos e façamos alianças com os povos que nos cercam, porque, desde que nós nos separamos deles, caímos em infortúnios sem conta.

13. Semelhante linguagem pareceu-lhes boa,

14. e houve entre o povo quem se apressasse a ir ter com o rei, o qual concedeu a licença de adotarem os costumes pagãos.

15. Edificaram em Jerusalém um ginásio como os gentios, dissimularam os sinais da circuncisão, afastaram-se da aliança com Deus, para se unirem aos estrangeiros e venderam-se ao pecado. (I Macabeus, 1, 12-14)

A revolução cultural dos gregos foi mais longe. O mencionado Antíoco Epifanes concebeu algo equivalente ao sonho atual de uma República Universal, onde todos os povos perderiam sua identidade religiosa e cultural.

Haveria então uma Religião Nova Universal ecumênica num império também universal.

Sobre esse magma igualitário, que resultaria na liquefação dos países, ele aplicaria seu tacão de ferro, pois tinha se proclamado rei e dominava pela força das armas.

41. O rei Antíoco publicou para todo o reino um edito, prescrevendo que todos os povos formassem um único povo e

42. que abandonassem suas leis particulares. Todos os gentios se conformaram com essa ordem do rei, e

43. muitos de Israel adotaram a sua religião, sacrificando aos ídolos e violando o sábado.

Os Macabeus desfizeram exército pagão montado em elefantes.
Os Macabeus desfizeram exército pagão montado em elefantes.
44. Por intermédio de mensageiros, o rei enviou, a Jerusalém e às cidades de Judá, cartas prescrevendo que aceitassem os costumes dos outros povos da terra,

45. suspendessem os holocaustos, os sacrifícios e as libações no templo, violassem os sábados e as festas,

46. profanassem o santuário e os santos,

47. erigissem altares, templos e ídolos, sacrificassem porcos e animais imundos,

48. deixassem seus filhos incircuncidados e maculassem suas almas com toda sorte de impurezas e abominações, de maneira

49. a obrigarem-nos a esquecer a lei e a transgredir as prescrições.

50. Todo aquele que não obedecesse à ordem do rei seria morto.

51. Foi nesse teor que o rei escreveu a todo o seu reino; nomeou comissários para vigiarem o cumprimento de sua vontade pelo povo e coagirem as cidades de Judá, uma por uma, a sacrificar.

52. Houve muitos dentre o povo que colaboraram com eles e abandonaram a lei. Fizeram muito mal no país, e

53. constrangeram os israelitas a se refugiarem em asilos e refúgios ocultos. (I Macabeus, 1, 41-53)

Os judeus desejosos de preservar suas tradições e de não perder suas almas abandonaram então Jerusalém e foram até Matatias, patriarca dos Macabeus, que tinha se retirado em Modin.


continua no próximo post: O túmulo dos Santos Macabeus, símbolo das reações nos momentos em que parece tudo perdido



2 comentários:

  1. Os artigos estão confusos. Os mártires Macabeus são assim chamados porque aparecem em 2Mc, mas não são os sacerdotes Macabeus que sacudiram o jugo selêucida.

    Os mártires encontram-se na igreja de San Pietro in Vincoli, cuja grande relíquia são as cadeias de São Pedro, doadas pela imperatriz Eudóxia ao Papa São Leão Magno (440-461). Segundo a tradição, São Pedro fora aprisionado neste lugar, numa casa em que então se hospedava. A igreja também contém a famosa escultura de Moisés, realizada por Michelangelo.

    A festa titular da igreja de San Pietro in Vincoli, porém, é a 1° agosto, dia em que se comemora o cruel martírio de sete irmãos com sua mãe, narrado em 2Mc 7,1-42. O episódio lhes valeu serem cognominados “Macabeus” (“martelo” ou “sinal de JAVÉ”), a exemplo do herói bíblico Judas Macabeu. Vivendo pouco antes da aurora da Era Cristã, manifestaram abertamente sua fé na criação ex nihilo (cf. 2Mc 7,28) e na futura ressurreição da carne (cf. 2Mc 7,9), preferindo a morte do que descumprir a Lei Mosaica.

    Após seu martírio em Antioquia, sob Antíoco Epífanes, sua tumba foi lá venerada até o século VI. As relíquias foram levadas a Roma sob o pontificado de Pelágio I (556-561) ou Pelágio II (579-590). Estão depositadas no altar sob o relicário com as cadeias de São Pedro. De fato, lá foi encontrado em 1876 um sarcófago com sete compartimentos, contendo ossos e cinzas, com duas inscrições do século IX relativas aos sete irmãos.

    Na mesma data, o Martirológio recorda Eleazar, cuja morte também é narrada em 2Mc.

    ResponderExcluir
  2. É fascinante a história da IGREJA CATÓLICA, é fascinante...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.