segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A ciência confirma: os ossos de São Pedro estão no Vaticano! (3)

"Muro dos grafitti"
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







O papa Pio XII dispôs uma escavação arqueológica sob o altar-mor da Basílica Vaticana. Essa aconteceu entre 1939 e 1949 e foi levada a cabo por quatro estudiosos de arqueologia, arquitetura e história da arte.

Tratou-se de Bruno Maria Apollonj-Ghetti; Pe Antonio Ferrua, S.J.; Enrico Josi e Pe. Engelbert Kirschbaum, S.J.; sob a direção de dom Ludwig Kaas, secretário da Insigne Fábrica de São Pedro.

Eles encontraram o monumento de Constantino, um paralelepípedo com cerca de três metros de altura, revestido de mármore pavonáceo e pórfiro.

Escavando ao longo dos lados do monumento constantiniano encontraram debaixo dele o túmulo de Pedro.

As escavações revelaram uma pequena capela, formada por uma mesa sustentada por duas pequenas colunas de mármore e apoiada num muro rebocado e pintado de vermelho (o chamado “muro vermelho”) em posição correspondente à de um nicho; no chão, diante do nicho, sob uma pequena laje, um túmulo escavado diretamente na terra.



Túmulo de São Pedro desde a nave central da basílica
A pequena capela, que pode ser datada do século II, logo foi identificada como sendo o “troféu de Gaio”.

Tratava-se do mais primitivo túmulo que guardou originalmente as relíquias.

Mas o túmulo encontrado estava vazio, pois as relíquias foram transferidas posteriormente.

O monumento constantiniano havia englobado também uma outra estrutura, ao lado da capela, um pequeno muro perpendicular ao “muro vermelho”.

Esse pequeno muro foi denominado “muro dos grafitos”, pois, na face oposta à capela, continha um grande número de grafitos sobrepostos uns aos outros, anteriores ao próprio Constantino.

No interior do pequeno muro, havia sido escavado em tempos antigos, seguramente depois da inserção dos grafitos e antes do arranjo definitivo do monumento constantiniano, um lóculo em forma de paralelepípedo revestido de mármore em toda a base e, até uma certa altura, nos quatro lados, um dos quais, o ocidental, terminava justamente no “muro vermelho”.

Segundo a reconstrução elaborada mais tarde pela arqueóloga Margherita Guarducci, desse lóculo havia sido retirada grande parte do material que continha.

“Pedro está aqui”

Dali provém um importantíssimo documento. Trata-se um fragmento extremamente pequeno (3,2 x 5,8 cm) de reboco vermelho, sobre o qual está grafitado, em grego, a expressão “PETR[Oc] ENI”, ou seja, “Pedro está aqui”.

Túmulo de São Pedro, visto desde a cripta
Os estudos de Guarducci entre 1952 e 1965, levaram à decifração dos grafitos mostrando que estes continham uma ampla série de invocações a Cristo, a Maria e a Pedro, sobrepostas e combinadas.

Os mesmos estudos, compostos de pesquisas complexas e bem articuladas, realizadas com o máximo rigor científico, permitiram constatar que nesse lóculo tinham ficado as relíquias de Pedro depois de retiradas do túmulo escavado na terra.

Onde estavam então as relíquias?

Encontravam-se numa pequena caixa extraída daquele mesmo lóculo durante as excavações dos cientistas e guardada nas dependências das Grutas Vaticanas.

Depois de analisados, os restos mortais revelaram-se pertencentes a um só homem, de compleição robusta, que morrera em idade avançada.

Tinham incrustações de terra e mostravam terem sido envolvidas num pano de lã colorida de púrpura, com trama de ouro.

As relíquias eram compostas de fragmentos de todos os ossos do corpo, exceto dos ossos dos pés, dos quais não havia o menor vestígio.

Esse pormenor, realmente singular, não podia deixar de trazer à memória a circunstância da crucifixão inverso capite (de cabeça para baixo), atestada por antiga tradição como símbolo da humildade de Pedro.

Os resultados desse tipo de crucifixão, ou seja, a separação dos pés, eram visíveis nos restos do corpo encontrado.

Crucifixão de São Pedro. Massaccio, Pisa
A mesma circunstância correspondia perfeitamente a um conhecimento bem sólido, do ponto de vista histórico: o do costume romano de tornar espetaculares as execuções dos condenados à morte.

O cadáver dos executados, privado do direito de sepultura, era abandonado no lugar do suplício.

Foi o que ocorreu a Pedro, levado à morte sem nenhuma distinção, entre muitos outros; só quando foi possível recuperar o corpo é que o apóstolo foi sepultado na terra, da maneira mais humilde – provavelmente às pressas, no lugar mais próximo à disposição.

O arqueólogo Antônio Ferrua descobriu ainda características das substâncias químicas contidas na ossada, pertencente a um homem que viveu a maior parte de sua vida próximo do Lago de Tiberíades, na Galileia.

Por fim, no encerramento do Jubileu de 1950, Pio XII deu o anúncio do reconhecimento da sepultura de Pedro, que uma tradição antiquíssima e unânime também atestava, e a ciência arqueológica confirmava.

“Nos subterrâneos da Basílica Vaticana estão os fundamentos da nossa fé. A conclusão final dos trabalhos e dos estudos responde um claríssimo ‘sim’: o túmulo do Príncipe dos Apóstolos foi encontrado”.

Porém, as investigações prosseguiram.


O túmulo de São Pedro no subsolo da Basílica vaticana

O túmulo de São Pedro no subsolo da Basílica vaticana (em inglês, legendado em português)



O subsolo da Basílica de São Pedro. Um dos maiores tesouros da fé cristã, as relíquias do primeiro Papa, São Pedro. Trecho do documentário THE HIDDEN WORLD, da BBC. postado por Leandro Caprioti Manso no Facebook.



16 comentários:

  1. Impressionante. Eu conhecia a veracidade da crípta, mas daí a presenças dos ossos, as relíquias de São Pedro não tinha a mínima ideia que estavam presentes.
    Boa informação, vou passar a apurar mais sobre esse fato.

    Pedro Erisson

    ResponderExcluir
  2. Todo o orbe católico deveria ler estás linhas. Trata-se de um informação importantíssima para nós católicos.Sancte Petrus, ora pro nobis!

    ResponderExcluir
  3. LOL, é preciso fé mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Finalmente a ciencia se rende a fé cristã, nós cremos sem vê, agora a ciencia crê por que vê.
    Ralyson

    ResponderExcluir
  5. Acho muito providencial ao vaticano encontrar o tumulo de São Pedro sustamente dentro da basilia, o papa mandar cavar sustamente no local certo. Muita coecidencia.

    ResponderExcluir
  6. CARO ANONIMO,INCREDULO, A ISSO CHAMAMOS DE PROVIDENCIA DIVINA . NO FINAL DOS TEMPOS , VIRIA Á TONA MUITOS SEGREDOS ...E TUDO RELACIONADOS Á ÉPOCA DE CRISTO TUMULO DE NOSSA SENHORA, A TAÇA , O PERGAMINHO ESCRITO PELO PRÓPRIO CRISTO ,MUITA COISA AINDA VIRÁ TUDO PELO NOSSO DEUS ETERNO QUE VIVE E VIVERÁ ETERNAMENTE.
    21/03/2013

    ResponderExcluir
  7. cristaos, espiritas, judeistas, evangelistas, testemunhos e etc. Existiu sim Jesus, existiu sim Pedro, existiu sim todos os personagens que foram postos nos evagenlios. Ciencia e religiao é uma briga antiga assim como clero e os iluminate. Eu particularmente nao acho certo esta "richa", os cientistas tentao explicar o que Deus cria por meio da materia! NADA SE CRIA DO NADA DIVINAMENTE, mas Deus pos neste mundo tudo que é necessario para sua divindade poder criar! O velho testamento conta fatos que hoje sao absurdos perante a ciencia, e a ciencia conta fatos q sao absurdos perante a religiao ("se o homem evoluiu do macaco, porque nao continuaram evoluindo?", assim como "se o homem veio da terra, porque nao continuou vindo?") o fato incontestavel é, o que Jesus disse e que foi acatado por Pedro é 1 ensinamento..."AMOR AO PROXIMO", Deus deu a brilhante capacidade de raciocinio para o homen criar, os 10 mandamentos foram criados por Deus, mas tudo que foi escrito fora isto foi o homem, e que todo mundo sabe q pode ter sido modificado por interesses de infieis ou religiosos de má fé que existiram! Deus é tao perfeito a ponto de ser sábio o suficiente para nao nos dar todo conhecimento do universo, da criação, da terra ou de nos mesmos, independentemente se Pedro nao estivesse na Basilica? no que isto implica em amar-mos o proximo? o homem esta tao cedo em achar quem esta certo, quem é a melhor religiao, ou se é melhor religiao do q a ciencia, que esquece do principal ensinamento que foi passado por Jesus, e a unica coisa em que deveriamos nos apegar! sei que muitos iram se zangar comigo, pois quanto mais fanaticos, menos religiosos sao...amem o proximo, perdoem, respeitem, orem, agradeçam, e o principal...encontrem e dê a luz a todos os animais e semelhantes, pois tudo que esta alem de nossos conhecimentos, seja religiosos ou cientificos, apenas e somente apenas Deus sabe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há conflito entre ciência e religião, cada uma tem seu campo específico. A religião não ensina coisas absurdas à ciência, nem a ciência ensina coisas absurdas à religião. Foi Deus quem criou ambas. Afirmar o contrário é desconhecer a natureza e o campo da ciência e a natureza e o campo da religião. Mas, quando uma entra no campo da outra, arma-se a confusão. Caso exemplar é o processo Galilei. E a Bíblia não é manual de ciência. Neste campo, a Bíblia reflete os conhecimentos do tempo em que seus livros foram escritos. Deus não revelou conhecimentos científicos, mas conhecimentos paras a salvação dos homens e para que eles construam cá na terra uma sociedade justa e mais feliz.

      Excluir
  8. estou com vc ... belas palavras !

    ResponderExcluir
  9. Não foi coincidencia não... Pedro lutou pelo cristianismo até chegar em Roma que na epoca era toda pagã, e então la ele foi condenado e crucificado, depois de anos de luta Constantino lutou em Roma e venceu, então construiu a Basilica em cima do tumulo de São Pedro... Depois foi reformada, e agora soh um trocadilho...
    "Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja".

    ResponderExcluir
  10. O a religião católica oferece muitos túmulos com restos mortais como regra de fé, mas Aquele que salva, o Senhor Jesus Cristo, eles não têm os restos mortais dele, pois Ele ressuscitou ao terceiro dia e seu túmulio está vazio em Jerusalem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os túmulos com seus restos mortais não são regras de fé, são fatos históricos. Regra de fé esplêndida está no Capitulo 1 da Carta de São Paulo aos Tessalonicenses. Empolgante. Sou católico e lamento as confusões que nossos irmão separados, os protestantes, aprontam em cima de nós católicos.

      Excluir
  11. Encontrar os restos mortais do apóstolo em um cemitério de crucificados não me surpreende pois todos tentaram converter os romanos pois converter Roma era um grande passo para converter o resto do mundo, daí as cartas de Paulo aos romanos. A basílica foi construída sobre este teatro de torturas e há um cemitério embaixo dela. A colina vaticana era local de crucifixão de cristãos.Nada surpreendente...

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.