segunda-feira, 18 de junho de 2018

A transladação da Santa Casa de Nossa Senhora desde Nazaré até Loreto. Comprovações científicas surpreendentes.

Santuário da Santa Casa em Loreto, Itália
Santuário da Santa Casa em Loreto, Itália
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Em Loreto, Itália, se venera a Santa Casa: quer dizer o edifício onde Nossa Senhora nasceu, viveu e recebeu o anjo São Gabriel na Anunciação, momento em que o Sim da Virgem permitiu a Encarnação do Verbo e o início da Redenção do gênero humano.

Em Nazaré, Terra Santa, sob a cúpula da igreja da Anunciação também se venera o local onde aconteceu este sublime mistério.

Como se explica essa aparente duplicidade de endereços?

A contradição, ou superposição de atribuições, encerra maravilhosos fatos religiosos, notadamente a translação da Santa Casa de Nazaré até Loreto por obra dos anjos.

Mas, o que diz a ciência a respeito?

Não é tarefa da ciência declarar se um fato foi miraculoso ou não, se foram os anjos ou não. Mas, analisar a realidade física segundo seus métodos, instrumentos e objetivos próprios.

Gruta da Santa Casa, Nazaré,
Palestina, igreja da Anunciação
E as ciências trabalhando sobre a Santa Casa de Nossa Senhora vêm trazendo a lume revelações materiais que explicam o acontecido e reforçam a fé de um modo maravilhoso.

Eis um apanhado de algumas descobertas feitas nas últimas décadas.

O Altar dos Apóstolos na Santa Casa

O arquiteto Nanni Monelli e o Pe. Giuseppe Santarelli, diretor-geral da Congregação da Santa Casa de Loreto, constataram que as pedras que se encontram na Gruta da Anunciação, em Nazaré, Terra Santa, têm a mesma origem da pedra do altar dos Santos Apóstolos que está na Santa Casa de Loreto, na Itália.

O Altar dos Apóstolos é constituído por uma pedra – hoje coberta por uma grade de metal – trabalhada em estilo nabateano, típico da Palestina.

E leva esse nome porque nele os Apóstolos teriam celebrado a Missa quando iam a Nazaré visitar a casa de Nossa Senhora.

Protegido pela grade sob o altar novo: Altar dos Apóstolos
O Prof. Giorgio Nicolini, especialista na matéria, é o autor do livro La veridicità storica della miracolosa Traslazione della Santa Casa di Nazareth a Loreto (“A veracidade da milagrosa trasladação da Santa Casa de Nazaré a Loreto”).

Ele explicou à agência Zenit que “sobre a autenticidade da Santa Casa de Loreto enquanto verdadeira Casa de Nazaré de Maria jamais houve dúvida alguma, a não ser da parte daqueles que não conhecem os estudos científicos a respeito.

“Isso é tão verdadeiro que todos os Sumos Pontífices, durante sete séculos, confirmaram a autenticidade com solenes atas canônicas de aprovação”.

Nicolini acrescentou que este estudo sobre o Altar dos Apóstolos “é importante porque, além de proporcionar uma ulterior prova da autenticidade da Santa Casa de Loreto como a Casa de Maria em Nazaré, proporciona também uma prova ainda mais espetacular da milagrosa trasladação da Santa Casa de Nazaré”.

Percurso do Altar e das paredes de Nazaré até Loreto
Percurso da Santa Casa desde Palestina até Loreto
Percurso da Santa Casa desde Palestina até Loreto

A tradição sempre afirmou que entre 1291 e 1296 três paredes da Santa Casa de Nazaré foram miraculosamente transportadas a “vários lugares” pelo ministério angélico.

Isto está registrado em documentos antigos nos quais se fala da presença desse Altar unido às três paredes.

Por exemplo, em Tersatto, Dalmácia (hoje Trsat, Croácia), onde a Santa Casa esteve entre 10 de maio de 1291 e 10 de dezembro de 1294.

Por isso pode se afirmar que houve um duplo milagre.

Primeiro: o transporte milagroso das três santas paredes na sua integridade;

e, em segundo lugar, junto com elas, mas como um objeto distinto da casa, o Altar dos Apóstolos.

Santa Casa de Loreto
Santa Casa de Loreto
Em seu livro, Nicolini demonstra que do ponto de vista histórico e arqueológico pelo menos cinco translações milagrosas ficaram constatadas de modo indiscutível entre 1291 e 1296.

A primeira levou a Santa Casa até Tersatto (Croácia);

a segunda até Posatora (província de Ancona, Itália);

a terceira até a floresta da senhora Loreta, na planície que está sob a atual cidade de Loreto (cujo nome deriva precisamente do nome dessa senhora);

a quarta até a roça de dois irmãos sobre o morro lauretano (conhecido também como Monte Prodo);

e a quinta até uma estrada pública, onde ainda se encontra sob a cúpula da magnífica basílica posteriormente construída em volta.

Todas estas mudanças foram registradas nos diversos lugares por testemunhas oculares contemporâneas.

Maqueta da casa de Nazaré
Maquete da casa de Nazaré
As mudanças foram rigorosamente controladas pelos Bispos diocesanos da época, que emitiram pronunciamentos canônicos sobre a veracidade dos fatos e dos testemunhos.

Para maior confirmação ainda ficam as igrejas construídas nos diversos locais na época das mudanças e consagradas pelos Bispos de Fiume, Ancona, Recanati, Macerata e Nápoles, entre outros.

Nicolini esclareceu que em Loreto se encontram apenas as três paredes que constituíam o quarto de Nossa Senhora, geralmente chamado de Santa Casa, local onde aconteceu a Anunciação.

A quarta parede do quarto é a gruta, a qual pode ser visitada na igreja da Anunciação em Nazaré, Terra Santa. Ali só ficaram a gruta e os alicerces da Casa.

Enquanto em Loreto se venera a Casa desprovida de seus alicerces, em Nazaré ficaram a gruta e os alicerces sem a casa.

Análise de pedras, tijolos e argamassa

Loreto: a Santa Casa. O altar ocupa o lugar da gruta que ficou em Nazaré
Loreto: a Santa Casa. O altar ocupa o lugar da gruta que ficou em Nazaré
Ao mesmo tempo em que a análise química da massa que une as pedras apresenta características típicas da zona de Nazaré, sua homogeneidade exclui qualquer possibilidade de uma hipotética desmontagem e remontagem das pedras.

A massa foi feita com sulfato de cálcio hidratado (gesso) engrossado com pó de carvão de madeira, segundo uma técnica utilizada na Palestina há 2.000 anos, mas jamais empregada na Itália.

Portanto, a Santa Casa chegou a Loreto com as pedras e os tijolos unidos pela mesma massa usada para uni-los há 2.000 anos em Nazaré, assim se encontrando até hoje.

Ensinamento dos Papas sobre a Santa Casa de Loreto

O Bem-aventurado Papa Pio IX escreveu na Carta Apostólica Inter Omnia, de 26 de agosto de 1852:

“Entre todos os Santuários consagrados à Mãe de Deus, a Imaculada Virgem Maria, um se encontra no primeiro lugar e brilha com incomparável fulgor: a venerável e augustíssima Casa de Loreto.

“Consagrada pelos mistérios divinos, ilustrada por inumeráveis milagres, honrada pelo concurso e afluência dos povos, a glória de seu nome atinge toda a Igreja Universal, e constitui muito justamente objeto de culto para todas as nações e para todas as raças humanas.

Beato Pio IX
Beato Pio IX
“Em Loreto venera-se aquela Casa de Nazaré, tão querida ao Coração de Deus, e que, fabricada na Galileia, foi mais tarde separada de suas bases e, pela força divina, trasladada além do mar, primeiro à Dalmácia e logo à Itália”.

E o Santo Pontífice acrescentou: “Exatamente em aquela Casa, a Santíssima Virgem, que por eterna e divina disposição ficou perfeitamente isenta da culpa original, foi concebida, nasceu e cresceu, e o celestial mensageiro A saudou ‘cheia de graça’ e ‘bendita tu és entre todas as mulheres’.

“Exatamente naquela Casa, Nossa Senhora, repleta de Deus e sob a ação fecunda do Espírito Santo, sem perder nada de sua inviolável virgindade, tornou-se a Mãe do Filho Unigênito de Deus”.

Por sua vez, o Sumo Pontífice Leão XIII escreveu no Breve Felix Nazarethana, de 23 de janeiro de 1894:

“Compreendam todos, e em primeiro lugar os italianos, quão especial dom lhes foi concedido por Deus que, com suma providência, subtraiu prodigiosamente a Casa a um poder indigno [N.: refere-se aos muçulmanos] e com um expressivo ato de amor ofereceu-a a eles.

“De fato naquela beatíssima moradia foi sancionado o início da salvação humana, com o grande e prodigioso mistério de Deus se fazendo homem, que reconcilia a humanidade perdida com o Pai eterno e renova todas as coisas”.

E ainda: “Deus quis de tal maneira exaltar o Nome de Maria para tornar realidade neste lugar (Loreto), aquela famosa profecia: ‘Todas as gerações chamar-me-ão bem-aventurada’”.

Numerosos Papas aprovaram ininterruptamente desde o início a veracidade histórica do milagroso traslado da Santa Casa, engajando sua Suprema Autoridade Apostólica: desde Nicolau IV em 1292 até João Paulo II em 2005. S.S. Bento XVI visitou Loreto em 2007.

Entre os primeiros Papas que reconheceram oficialmente o prodígio da translação angélica se destacam Pio II, Paulo II, Sixto IV, Clemente VII, Leão X e Sixto V.


Vídeo: Santa Casa de Loreto: a translação milagrosa e a ciência







13 comentários:

  1. É supreendente esta descoberta! Que Nossa Senhora devolva, intercedendo a seu Filho Jesus, a Fé à Europa, mergulhada em problemas financeiros e políticos! Que e ainda seja reposta a Lei contra o Aborto ofensa, sem precedentes a Jesus e sua Mãe Santíssima!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS PELA MATÉRIA SOBRE A CASA DE MARIA E SEUS TRANSLADOS MARAVILHOSOS. AMEI !!!!!!!!!! PASSEI ´PARA VÁRIOS AMIGOS CATÓLICOS.

    COMO FAÇO PARA ACHAR O VIDEO 'O MISTERIO DA CASA SAGRADA' ??? TENTEI PELO NOME NO GLORIA TV, MAS NÃO DEU CERTO. GOSTARIA DE BAIXAR PARA CATEQUESE.
    DEUS LHE PAGUE,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O endereço no Gloria.TV é: http://pt.gloria.tv/?media=278809. O titulo é "Santa Casa de Loreto: a translação milagrosa e a ciência".

      Creio que para baixar precisa se cadastrar, mas é simples e gratuito. O download se faz com o botão Save, ou salvar.

      Atenciosamente, em Jesus e Maria,

      Excluir
  3. Muito interessante a matéria sobre a santa Casa desta santíssima Família. Por sinal, as postagens são bem interessantes. Ótimas para divulgação.

    Alexandre

    excerptos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. como salvar no http://www.facebook.com/?ref=logo

    ResponderExcluir
  5. José Juarez Batista Leite28 de abril de 2012 às 01:08

    Quantas maravilhas o Senhor Deus Todo-Poderoso tem disponibilizado para o mundo através da Sua Igreja.Ao ler o texto sobre a Santa Casa de Loreto, lembrei-me da passagem do Evangelho onde Nosso Senhor, desagradado com Cafarnaum, diz que se os milagres realizados nela tivessem sido realizados em Sodoma e Gomorra elas não teriam sido destruídas.Parafraseando Nosso Senhor poderíamos dizer: o que nós e este mundo precisa mais para converter-se e caminhar decididamente para a santidade que Deus propõe através da Sua Igreja?São tantos tesouros de Religião que o pensamento do Juízo de Deus faz estremecer a alma.Que Deus tenha misericórdia deste mundo e de nós,gente de pouca fé!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da divulgação. Parabés por divulgar. Tenho um CD Produzido pela Associação Nossa Senhora de Fátima, com título: Milagres de Maria, que nara diversos Milagres e Aparições de Nossa Senhora contendo tanbém A Santa Casa de Loreto, O Quadro de Nossa Senhora do Bom Conselho, Frei Eugídio de Morais e a Virgindade de Nossa Senhora, entre outros. Além do CD disponho de 12 Livros antigos (Janeiro a Dezembro com 400 pag cada) (Ano Cristão) escritos em Porto Potugal em 1928, que narra tudo com bastantes detalhes, sendo, prém mais voltados em contos de Santos e martirológio do começo da era Cristã . Estes livros poderiam ser reeditados por serem de importante valor.
    Meu nome é Getulio e moro em Serra Espíto Santo

    ResponderExcluir
  7. GOSTEI MUITO DO VÍDEO. VOU PASSAR ESSAS INFORMAÇÕES PARA AS LEGIONÁRIAS DE MARIA, QUE FREQUENTAM SEMANALMENTE O MINHA, PARÓRIA

    ResponderExcluir
  8. gostei demais desse video da casa de nossa senhora.essa e mais uma das provas que jesus e maravilhoso

    ResponderExcluir
  9. Deus tudo pode. Os Anjos foram por Ele enviados a Nazareth e assim trouxeram a casa santa para lugar seguro na Itália. Quem sabe um dia eu irei visita-la.

    ResponderExcluir
  10. A única coisa que sou contra nesse vídeo é falar que nós adoramos a Madonna (Nossa Senhora), ora não adoramos, veneramos. Peço, com todo respeito, ao dono da postagem, que ao colocar um vídeo do history, veja os erros dele, pois muitos vídeos do history contém erros ao falar da fé católica, para poder informar o povo antes de assistir, pois muitos podem ter dúvidas etc. Parabéns pela postagem. Que Deus abençoe e a Virgem SS. intereda por nós!!!

    ResponderExcluir
  11. Para quem tem Fé não é necessária muita explicação,mas para quem não tem Fé nenhuma explicação é suficiente.Este milagre corrobora de forma esplendorosa a singularidade da Santíssima e Imaculada Virgem Maria,Mãe de Deus e Nossa Mãe.Fico estupefato ao pensar naquelas pessoas que ao tomarem conhecimento de fatos como este ainda têm coragem de falar mal da Igreja de Nosso Senhor,procurando descredibilizar a Sua Doutrina e os Seus Dogmas.E o que me deixa ainda mais admirado é saber e ver religiosos e clérigos fazendo pouco caso da Liturgia Sagrada e das Devoções aprovadas pela Santa Igreja.Quem dera que fatos luminosos como este fizessem cair as escamas dos nossos olhos e dos nossos corações e nos possibilitasse enxergar e entender bem com a nossa razão e nossa alma!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pelo excelente trabalho de pesquisa teológica e científica. Ainda não conheci pessoalmente, mas a magnífica exposição de Aletea supre bastante a curiosidade. Muito obrigado. Deus lhes dê muito que dar.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.