terça-feira, 19 de março de 2024

A “escada milagrosa” de São José
é verdadeiramente miraculosa?

A escada inexplicável cuja construção a piedade atribui a a São José
A escada inexplicável cuja construção a piedade atribui a São José
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Há na cidade de Santa Fé, no Estado do Novo México, EUA, uma capela conhecida como Loretto Chapel.

Nela destaca-se uma bela e despretensiosa escada.

A piedade tradicional atribui a construção a São José.

Mas, quem a fez? Como a fez? Ninguém consegue descifrar o mistério da "escada milagrosa".

A piedosa tradição

Em 1898 a Capela passou por uma reforma. Um novo piso superior foi feito, porém faltava a escada para subir.

As Irmãs consultaram os carpinteiros da região e todos acharam difícil fazer uma escada numa Capela tão pequena.

As religiosas, então, rezaram uma novena a São José para pedir uma solução.

No último dia da novena, apareceu um homem com um jumento e uma caixa de ferramentas. Ele aceitou fazer a escada, porém exigiu que fosse com as portas fechadas.

Fachada da capela
Fachada da capela
Meses depois a escada estava construída como queriam as Irmãs. No momento de pagar o serviço, o homem desapareceu sem deixar vestígios.

As religiosas puseram anúncios no jornal local e procuraram por toda a região sem encontrar quaisquer noticias ou informações sobre o ignoto carpinteiro.

Nesse momento as Irmãs perceberam que o homem poderia ser São José, enviado por Jesus.

Há vários elementos que reforçam a aura de piedoso mistério que envolve a construção da escada:

A madeira utilizada não é da região, e ninguém sabe como foi parar lá.

Tampouco foi utilizado prego na escada, apenas pinos de madeira.

Além do mais, hoje soa misterioso que ela se mantenha em pé pois é do tipo caracol e não tem apoio central.

Na verdade apenas um apoio colateral metálico foi acrescentado a posteriori . Mas isso não resolve a essência do incógnita.

Diz-se que engenheiros e arquitetos não conseguiram desvendar a física por trás da obra.

Por fim, a escada tem 33 degraus, a idade de Jesus Cristo, o que reforça ainda mais a suposição de um fenômeno de origem sobrenatural.

A Capela recebe em média 200 casamentos por ano e centenas de turistas. Ela ficou conhecida como a Escada Milagrosa.

Grande número de artigos e programas de TV foram dedicados a ela e seus “mistérios”. O essencial do piedoso relato encontra-se no site oficial da Capela .

Interior da capela
Interior da capela
As objeções de um cético

Mas, também apareceram análises objetantes ou céticas. Uma das mais características foi do Comitê de Inquérito Cético (The Committee for Skeptical Inquiry). O “cético” responsável pela análise é Joe Nickell.

Ele é autor do livro sintomaticamente intitulado “À procura de um milagre” e outros escritos que põem em dúvida até realidades que, como o Santo Sudário de Turim, são de pasmar até para a ciência.

Ele cita vasta bibliografia para provar o que a cultura e o bom senso conhecem: a técnica de escadas sem eixo é tradicional e já era dominada pelos nossos antepassados.

Apenas que podem ser frágeis, enquanto que esta se mostra especialmente duradoura.

A ausência de pregos não há de espantar.

Um velho marceneiro campista contava com admiração que quando ele próprio apreendeu o ofício, seus mestres faziam questão de construir complicados arranjos sem empregar pregos nem mesmo cola.

Compreendi melhor isso, anos depois, num hotel da Borgonha, França, instalado numa antiga dependência abacial construída na Idade Média.

Um admirável vigamento sustenta o telhado sem um só prego.

Ainda na França voltei a ver num pequeno castelo mais um exemplo da sabedoria dos marceneiros de outrora: todo o vigamento em que se apoiam as ardósias é feito com um jogo admirável de traves encaixadas.

Aliás, essa técnica é a que explica a ousadia do gótico num tempo que no se conhecia o cimento armado.

Catedrais e outros prédios medievais foram levantados com encaixes de pedras que “travam”.

Depois não caíram nem com os bombardeios das Guerras Mundiais.

O cético Joe Nickell entregou ao muito oficial e respeitado U.S. Forest Service’s Center for Wood Anatomy uma amostra da madeira da escada para identificação.

A resposta foi: Pinaceae, da variedade Picea. Ou simplesmente abeto, o pinheiro mais usado no Natal nos EUA.

Nickell trabalhava com a idéia comum que se tem de milagre: um fenômeno que viola as leis da física.

E, tudo considerado, Nickell concluiu com ceticismo que na melhor das hipóteses, a escada não passa de um “milagre parcial”.

Mas concluindo isto, acabou dando reforçando a idéia de um milagre. Pois, o conceito católico de milagre é matizado.

O milagre segundo São Tomás de Aquino

“Milagre equivale a cheio de admiração, quer dizer, aquilo que tem uma causa oculta em absoluto e para todos. Esta causa é Deus.

“Portanto, chamam-se milagres aquelas coisas feitas por Deus fora da ordem de causas conhecidas por nós. (...) O milagre é uma obra difícil porque excede a natureza. Pela mesma razão se diz que é insólito porque acontece fora da ordem costumeira.” (Suma Teológica, I, q. 107, art 7).

Santo Tomás divide os milagres em três categorias.

A primeira, e a mais impressionante, é a dos fenômenos que contradizem as regras da natureza. Por exemplo, se o sol voltar atrás ou parar. Estes são os milagres maiores.

A segunda categoria é a dos fatos admiráveis produzidos por alguém ou algo que não tem capacidade para realizá-los. Por exemplo, um santo ressuscitar um morto ou fazer andar um paralítico.

Imagem de São José venerada na capela
Imagem de São José venerada na capela
O santo, por exemplo, é um ser humano e não pode fazer isso, logo se conclui que interveio a propósito dele uma força superior capaz de fazer o prodígio.

E esta força só pode ser sobrenatural, angélica ou divina. São os milagres de segunda grandeza.

Por fim, a terceira categoria, é a dos fatos que excedem a natureza pelo modo e pela ordem que são produzidos.

Por exemplo, um encadeamento de fenômenos que é inexplicável para os homens.

Em si cada elo da corrente é explicável, mas a sucessão é tão rara que na prática nunca acontece.

Enche de maravilha por tanto que aconteça, e tem propósito falar de milagre, pois interveio uma causa sobrenatural que fez funcionar a natureza com um modo e com uma ordem que maravilha aos homens. É a categoria ínfima dos milagres.

O cético Nickell parece ter sentido algo na linha desta terceira categoria que o levou a escrever que, na melhor das hipóteses, trata-se de um “milagre parcial”.

No caso da “escada milagrosa” de Santa Fé acresce um elemento que não pertence à ordem do milagre, mas que é um sinal sensível da ação da graça: a unção que acompanha o relato da origem da escada.

A unção sobrenatural é tal vez o fator que mais atrai os fiéis. E é dos sinais mais sensíveis da presença de Deus. Algo dessa unção pode se sentir na apresentação seguinte:




18 comentários:

  1. Bom dia senhores
    Acho muito lindo as materias que vcs me enviam. lindissimo mesmo,isso faz almenter ainda mais a minha fé.
    Porem gostaria de pedir aos senhores como num comentario meu ja enviado, que a igreja tambem confirme a ciencia.
    Mas o que quero pedir é que voces falem tambem dos santos que voces ajudaram a criar, aqueles que morreram com torturas piores que a de Cristo na cruz, pelo regime que voces ferozmente apoiaram.
    Por exemplo o caso de Virgilio Gomes da Silva, um operario quimico,que morreu nos porões da ditadura onde ele teve todos os ossos do corpo quebrados a marretadas estando ainda vivo, e todos os seus orgãos vitais dilacerados, ficando apenas intacto o seu coração, segundo relato do medico legista do IML da ditadura, e o que é pior, seu corpo até hoje ainda não foi encontrado, teria ele ressulcitado?
    Então senhores é lindo ver voces falarem de tantos santos que sofreram desde a epoca do imperio romano, mas muitos santos que hoje sofrem pelo imperio americano do norte, apoiado por voces sequer são lembrados ou descritos como milagre como esse de Virgilio, teria sido milagra só o seu coração cheio de fé por uma sociedade mais humana, sobreviver a tortura de seu corpo?
    Como a ciencia e a igreja explicariam tal fenomeno?
    Por fim senhores, reparem o periodo negro da historia brasileira que voces apoiaram, declarando santos, aqueles que lutaram para que a sociedade deixasse de ser uma sociedade de exploração, e se tornar uma sociedade livre e solidaria.Leiam com mais atenção a biblia, e leiam tambem os evangelhos ditos apocrifos que voces entenderam o que estou dizendo.
    shalon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é santo é quem realmente tem o apoio da Igreja, só isso

      Excluir
    2. Se o corpo dele nunca foi encontrado, como vc sabe de tudo q aconteceu com ele ?? 😂😂😂

      Excluir
  2. Bom branco... Acho que o senhor não entendeu a essencia do que é ser santo. Santo é doar a vida por jesus e morrer por Jesus, não morrer por uma causa propria ou por uma revolta interna ou ate mesmo pela injustiça do homem que é pecador nato. " A boca fala do que o coração esta cheio". O senhor esta revoltado com a injustiça da ditadura e outros fatos historicos e quer encontrar um culpado acusando injustamente a igreja. Prove que a igreja apoiou a ditadura e a injustiça? Me mostre um inscrito de uma autoridade da igreja que comprove a sua tese? O seu texto adocicado por sua lingua de fogo é muito interessante. O senhor fala daquilo que não conhece e por fim deseja a paz. shalon por senhor tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela brilhante "resposta"!!!

      Excluir
    2. Dizer que alguém sofreu mais que JESUS revela a ignorância sobre o sofrimento do REDENTOR, sobretudo interior e de dimensão infinita. É ignorar que os sofrimentos da humanidade inteira estavam presentes no SENHOR. Mais um materialista.

      Excluir
    3. Ninguém nesse mundo sofreu mais que Nosso Senhor Jesus Cristo,além das dores física ele carregava as dores de todos nós seus filhos pecadores

      Excluir
    4. Nós não somos filhos de Jesus, somos seus irmãos...Lembrem-se da frase de Jesus: " Ninguém irá ao Pai
      senão por mim".

      Excluir
  3. Louvado seja Nosso Senhor JESUS CRISTO!

    Que maravilha a nossa Igreja Católica fundada diretamente por Nosso Senhor. Ela é a nova arca de Noé; é o nosso único meio de salvação. A árvore conhece-se pelos frutos; São inúmeros os Santos e os milagres realizados no mundo todo. Deus seja lovado.

    obs: gostaria de saber o nome da música maravilhosa que está no clip A ESCADA MILAGROSA DE SÃO JOSE. Muito obrigado. Gerson

    ResponderExcluir
  4. Prezado Gerson,
    Não entendo de música, mas gosto de esse hino. É um hino medieval: "O Maria Rogatrix".
    Luis

    ResponderExcluir
  5. Salve São José!!!!!

    Percebemos que a nossa inteligência é parca diante da Sabedoria Divina.
    São José, tão somente, construiu uma obra que, para nós é magnífica, mas para ele é normal.
    Devemos, portanto, aceitar, sim, a magnitude da santidade de São José, e pedir, encarecidamente, que ele faça não somente uma uma física, mas uma obra espiritual em nossas vidas.
    São José, rogai por nós.!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. O que há de profundamente lamentável nessa história é que a capela de Loretto esteja abandonada e fechada.
    L-A-M-E-N-T-Á-V-E-L.
    E causa profundo sentimento de indignação porém, sem antes nos surpreender porque a ala "modernista" da Igreja nos levou a esse estado de abandono aonde lugares santos são abandonados e viram "museus" ou "locais para encontros e casamentos".

    ResponderExcluir
  7. Piedoso São José sejais nosso intercessor junto a Jesus! Salve Maria, Salve Jesus!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado. Muito interessante, e viva a fé.

    ResponderExcluir
  9. São José é milagroso sim! Eu acredito e tenho fé. AMÉM! Obrigada São José.

    ResponderExcluir
  10. MARAVILHA! GRANDIOSO, MARAVILHOSO! OBRIGADA SENHOR!

    ResponderExcluir
  11. Assisti anos atrás no programa "Fantástico", que ultimamente está mostrando muita reportagem ruim e desinformadora, sobre essa Escada de São José, sua história e seu mistério milagroso! Interessante que eu estava lembrando dela neste últimos dias e a vi novamente aqui no seu blog!

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar dessa escada, por acaso, hoje ouvi através das palavras de uma freira da congregação de Madre Teresa de Calcutá, fiquei curiosa e vim pesquisar e acabei aqui nessa página.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.