segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Os mistérios do tecido de Guadalupe
e a linguagem simbólica da imagem

O arcebispo de México diante do milagre no pobre tecido.
O arcebispo de México diante do milagre no pobre tecido.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs







continuação do post anterior: Guadalupe: mistérios cientificamente comparáveis aos do Santo Sudário


Nossa Senhora faz entender que Ela é a Mãe de Deus

O Dr. Andrés Brito Galindo, prosseguiu sua palestra sobre “Os mistérios da tilma de Guadalupe” descrevendo um deus singular dos astecas: Ometéotl.

Diversamente de Huitzilopochtli, deus da guerra, sanguinário e canibal, Ometéotl era o inventor de si próprio e era o deus da vida, da alegria, que fazia brotar as plantas, mantinha a unidade entre todos.

Além do mais não tinha forma antropomórfica, mas se representava com uma espécie de espiral no meio da qual havia uma flor chamada Nahui Ollin que era para os astecas o símbolo da vida universal e cósmica que mantém a todos unidos.

Eles tratavam a Ometéotl como o “criador das pessoas”, o “dono do Céu e da Terra”, o “verdadeiríssimo deus por quem se vive”. Todas características do único Deus verdadeiro que nos ensina o catecismo.

Resulta que Nossa Senhora se identifica a si própria aos indígenas como a mãe desse deus. É uma mensagem que eles compreenderam perfeitamente.

Vamos a ver os símbolos na tilma de João Diego como se conserva na basílica de México capital.



Características da "tilma", ou poncho, em que foi impressa a imagem

A tilma, na realidade, está composta de três partes, mas a imagem ocupa só dois, unidas por uma costura no meio de cima a baixo.

A Virgem Santíssima é uma Senhora. Se Ela não tivesse inclinado a cabeça a costura teria passado pelo rosto e isso não vai com uma Senhora.

Como ainda veremos as imperfeições da tilma acrescentam graça e volume aos traços de Nossa Senhora.

Não foi pintada por mãos humanas
Não foi pintada por mãos humanas
E de tal maneira que um erro que deu num nó forma o lábio inferior. É assombroso!

A tilma mede 1,43 metros, mas tem proporção áurea sempre procurada pelos artistas e escultores inclusive os gregos como proporção da beleza.

Os pigmentos de cor se veem de um lado e de outro da tela, mas a tilma não estava preparada para isso.

Pintor algum se teria atrevido a pintar numa tela que não estava preparada.

Mas acontece que não é um quadro porque não há sinal de pincel. É como se a imagem tivesse sido fotocopiada acima do pano, e isso não tem explicação.

Não pode ser feito por mão humana e o que encontramos na imagem de Nossa Senhora de Guadalupe é semelhante com o Santo Sudário.

São imagens que pedem uma explicação da ciência, porque estão aí, são algo que se pode medir, pesar e levar a um laboratório.

Imagens impossíveis que não se podem reproduzir nem com a tecnologia contemporânea

Na realidade, estamos falando de um pictograma. Os astecas não escreviam com letras senão com imagens. Como os egípcios com os hieroglíficos.

Pictogramas são desenhos que representam coisas. Então vamos a ver detalhadamente Nossa Senhora de Guadalupe.

Para começar tem o cabelo solto, quer dizer que não está casada, é virgem. Indiscutivelmente, quando o indígena vê o cabelo diz: ‘esta não está casada’.

Acresce que leva um broche de jade com a Cruz desenhada. O jade é uma pedra semipreciosa que eles poliam para fazer espelhos. E eles a consideravam divina porque se viam refletidos no jade.

E vendo que o jade do broche tem o mesmo símbolo que eles viam nos estandartes dos conquistadores, acabavam achando: ‘Cuidado, esta é da mesma religião desses que vem do outro lado do mar que nós também achamos que são deuses’.

Nossa Senhora com as mãos postas indica que vem trazendo Deus de presente,, do qual está grávida sendo virgem. E usa cores de imperatriz dona das estrelas.
Nossa Senhora com as mãos postas indica
que vem trazendo Deus de presente,
do qual está grávida sendo virgem.
E usa cores de imperatriz, e é dona das estrelas.
Outra coisa: alguém com as mãos postas nos dá a impressão que está rezando. Para um asteca as mãos desse jeito significam: ‘venho te trazendo um presente. É para ti’.

Com esse gesto eles entendiam: ‘está nos trazendo um presente’.

As mulheres astecas casadas usavam o cabelo recolhido, assim como os casados entre nós usam um anel. Mas Nossa Senhora usa o cabelo solto deixando claro aos astecas que é virgem.

O cinto indica que esta jovem que é virgem está grávida. Isso evocava o que contavam os missionários de que a Mãe de Jesus teve a Jesus sendo virgem.

E os astecas compreendiam muito mais a linguagem dos símbolos, logo Ela era aquela de que falavam os padres católicos.

E o presente que traz é seu filho o criador de todas as coisas e o mantenedor do universo.

Nossa Senhora se apresenta como imperatriz de todos os astros e estrelas

Acresce que os raios de sol saem detrás de Nossa Senhora, o que quer dizer que Ela se orna com o sol, se reveste de estrelas como manto, tampa o sol e tem a Lua a seus pés.

Logo Ela é infinitamente mais poderosa que todos os deuses astrais astecas, porque esses deuses estão a seu serviço.

O cosmos inteiro serve a Ela como local onde se instalar, de manto, de embelezador.

Em todo o manto de Nossa senhora contam-se 46 estrelas.

A flor Nahui Ollin aparece até sete vezes na túnica, a flor de Ometéotl. Portanto o presente que Ela traz é Ometéotl.

Todos estes detalhes esfugiam aos espanhóis, mas os indígenas com um simples olhar captavam a mensagem da Virgem.

Ela tem um joelho levantado porque está dançando. Bailar era a forma de adorar dos indígenas. Eles não bailavam nem nas festas, mas na adoração.

Portanto, Ela está adorando o Ometéotl que nos traz de presente. Quer dizer que o Ometéotl é mais poderoso do que Ela.

A túnica verde turquesa era da cor da capa de Montezuma, o imperador. Essa cor só podia ser usada pelo imperador, então se Ela se vestia com essa cor é porque era uma imperatriz.

Parece anjo, mas é São João Diego, a 'águia que canta', com asas de águia e roupa de convertido
Parece anjo, mas é São João Diego, a 'águia que canta', com asas de águia-arara e roupa de convertido
Além do mais, Ela está acima da Lua, mas México significa o umbigo da Lua, portanto Ela vem a tomar posse do país.

Por fim, o anjo. O anjo tem cara de ancião e está vestido com a camisa que levavam os indígenas convertidos.

Não tem assas de anjo, mas de águia, porque fala como águia, que é o nome indígena de João Diego.

Ele está nos trazendo a Virgem. Com uma mão segura o céu representado pelo manto e com a outra segura a terra representada pela túnica.

Então, ele une o céu e a terra a través da Virgem Tequatlasupe. Aquela que esmaga a serpente, a Pachamama asteca.

É Nossa Senhora vitoriosa sobre o dragão infernal descrita por São Luís Maria Grignion de Montfort. Cfr. Comentários ao Tratado da Verdadeira Devoção.



Continua no próximo post: Surpresas nos olhos de Nossa Senhora de Guadalupe


Os mistérios da tilma de Guadalupe (RESUMO)



4 comentários:

  1. Lindo trabalho de explicação sobre a Imagem de Guadalupe. Isso é necessário com todas as aparições da Mãe Maria. Jesus e Maria estão a todo momento trazendo fatos que determinam a superioridade dessas divindades sobre as coisas terrenas, mas infelizmente as gerações ainda não abriram os olhos para esses avisos. Estamos em verdadeira Sodoma e Gomorra mas muito poucos pensam como Ló. Que Deus nos ajude a abrir os lhos dos cegos. Obrigado.

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  2. AMÉM! AMÉM! DEUS É MARAVILHOSO E O QUE VÊM DE DEUS, NÃO SE EXPLICA, SE VIVENCIA. PARABÉNS !

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  3. Pax Domini! Aprendo sempre mais com este sítio e vejo com esta postagem mais um sinal de Deus para a humanidade! Que possamos compreendê-los e acolhê-los. Por certo tenho à dizer: No fim o Imaculado Coração de Maria triunfará, contudo, até a chegada deste momento, que este Coração Imaculado de Maria triunfe primeiro em nossas vidas!!! Sacrifiquemo-nos e rezemos sem cansaço por essa intenção.

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  4. A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe não é obra deste mundo, é completamente sobrenatural.

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