segunda-feira, 7 de junho de 2021

Onda de professores refuta o falso mito da Igreja oposta à ciência

Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Um dos erros que mais danificaram o bom relacionamento entre as ciências e a Igreja foi uma campanha iniciada nos remotos tempos do naturalismo humanista que abriu um fosso entre elas.

Esse fosso foi acentuado pela aversão filosófica da Era das Luzes que preparou a anticristã Revolução Francesa.

Voltaire, Rousseau e outros propagandistas avessos à Igreja apresentaram-na como a fonte da ignorância e do obscurantismo.

A Idade Média foi rebaixada ao nível de Era das Trevas enquanto que o século que culminou nas chacinas do Terror foi promovido a Era das Luzes.

Porém, no século XX e no atual milênio essas tendências que queriam opor ciência e religião foram perdendo fôlego.

E apareceu toda uma corrente de historiadores que, com massas de documentos na mão, estão demolindo o falso mito de a Igreja inimiga do conhecimento e do progresso.
O Prof. Thomas E. Woods Jr. é um jovem integrante dessa nova corrente de investigadores e professores.

Ele é autor de um dos livros mais atualizados sobre a matéria e que virou um ponto de referência: "How the Catholic Church built Western Civilization", Regnery Publishing, Washington DC, 2005, 280 p..

O Prof. Woods deplora ouvir ainda hoje surradas cantilenas contra a Igreja. Nenhum historiador profissional honesto, diz ele, acredita nelas.

Seu livro foi um sucesso e já foi traduzido ao português (“Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental”, Quadrante, São Paulo, 2008, 222 p.).

Mais recentemente Woods iniciou uma série de aulas sobre seu livro na TV americana EWTN.

Eis as primeiras com legendas em português.

Como esses historiadores chegaram a essas e outras conclusões que reabilitam o papel da Igreja como a verdadeira construtora da Civilização Ocidental e, portanto, das ciências naturais?

Ele explica nos vídeos a seguir:

A Igreja Católica: Construtora da Civilização — Aula 1 completa - clique na foto








Um comentário:

  1. Parabenizo pela postagem em primeiro momento e pelo trabalho em si com essa página.

    Quanto ao livro do Prof. Woods, claro que eu precisareia lê-lo para poder levantar críticas e observações, todavia com base no documentário que assisti não percebi algo que ele tenha descoberto de novo. A nova historiografia surgida a partir da década de 1930 já elencava p/ o fato de a igreja católica ter tido um papel fundamental na construção do mundo ocidental, assisto também o fato de que o mito de que a idade média teria sido a "idade das trevas", já há tempos foi refutado pela mesma corrente historiografica. Diria que eu esperava do Prof. Woods argumentos novos e mais consistentes. No mais me fica como espectativa p/ uma futura leitura desse livro.
    Meus parabéns pelo trabalho e muitas alegrias em decorrencia do sucesso p/ todos nós!

    Douglas Barraqui
    ------------------
    Departamento de História
    Universidade Federal do Espírito Santo

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.