segunda-feira, 25 de maio de 2020

A travessia do Mar Vermelho estudada por cientistas - 1

Travessia do Mar Vermelho. atribuído a Cosimo Rosselli (1439 - 1507), e outros. Capela Sistina, Vaticano..
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Um dos mais retumbantes fatos da História Sagrada foi analisado por cientistas americanos.

Eles refizeram com modelos computacionais as condições em que poderia ter acontecido.

Trata-se da travessia do Mar Vermelho durante o êxodo do povo eleito, que saiu da escravidão no Egito rumo à Terra Prometida, sob a condução de Moisés o grande profeta e legislador de Israel.

O milagre teve duas grandes dimensões: uma natural, sem dúvida pasmosa, e outra sobrenatural, a mais importante.

Na maior parte dos milagres, Deus age através de causas naturais. E estas causas podem ser estudadas pelo homem. No caso, o foram por Carl Drews, do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA, e Weiqing Han, da Universidade do Colorado em Boulder, EUA.



Veja vídeo
Travessia do Mar Vermelho
pode ser confirmada
cientificamente
Eles chegaram à conclusão que o “milagre” visto pelo lado material, portanto das causas segundas, é compatível com as leis da física. É o que compete à ciência nestes casos.

À Igreja cabe se pronunciar sobre o lado sobrenatural, neste caso, revelado por Deus na Bíblia e, portanto, fora de discussão.

Esses cientistas até montaram por via digital um cenário que eles consideram “relativamente próximo” do descrito no livro do Êxodo, o segundo da Bíblia.

O longo e exaustivo trabalho foi publicado pela revista científica “PLoS One” e pode ser lido na Internet. Um apanhado da repercussão da obra dos autores se encontra em  NCAR - UCAR News Center (University Corporation for Atmospheric Research).

Um artigo menos técnico e mais resumitivo pode ser lido no site Funmurphys: the Blog The Triumph of Hope over Experience.

De fato, na descrição do milagre incluída no livro do Exodus encontram-se descritos os fatores naturais de que Deus se serviu para o milagre com estas palavras:

Moisés
“21. Moisés estendeu a mão sobre o mar. O Senhor fê-lo recuar com um vento impetuoso vindo do oriente, que soprou toda a noite. E pôs o mar a seco. As águas dividiram-se

22. e os israelitas desceram a pé enxuto no meio do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda.

23. Os egípcios os perseguiram: todos os cavalos do faraó, seus carros e seus cavaleiros internaram-se após eles no leito do mar.

24. À vigília da manhã, o Senhor, do alto da coluna de fogo e da de nuvens, olhou para o acampamento dos egípcios e semeou o pânico no meio deles.

25. Embaraçou-lhes as rodas dos carros de tal sorte que, só dificilmente, conseguiam avançar. Disseram então os egípcios: “Fujamos diante de Israel, porque o Senhor combate por eles contra o Egito.”

26 .O Senhor disse a Moisés: “Estende tua mão sobre o mar, e as águas voltar-se-ão sobre os egípcios, seus carros e seus cavaleiros.”

27. Moisés estendeu a mão sobre o mar, e este, ao romper da manhã, voltou ao seu nível habitual. Os egípcios que fugiam foram de encontro a ele, e o Senhor derribou os egípcios no meio do mar.

28. As águas voltaram e cobriram os carros, os cavaleiros e todo o exército do faraó que havia descido no mar ao encalço dos israelitas. Não ficou um sequer.

29. Mas os israelitas tinham andado a pé enxuto no leito do mar, enquanto as águas formavam uma muralha à direita e à esquerda.

30. Foi assim que naquele dia o Senhor livrou Israel da mão dos egípcios. E Israel viu os cadáveres dos egípcios na praia do mar.” Êxodo, cap. 14. 

Os cientistas Drews e Han, estimam que para empilhar as águas e abrir uma passagem com alguns quilômetros de largura teria sido necessário um vento de velocidade próxima de 100 km/h, soprando sobre a desembocadura do rio Nilo durante 12 horas.

Portanto, se “soprou toda a noite” (Êxodo, cap. 14-21) teria sido suficiente.

Drews e Han chegaram a essa conclusão com simulações, em computador, do comportamento do líquido, e levando em conta como seria a topografia do Egito no fim da Idade do Bronze (por volta de 1250 a.C.).

Essa é a época mais aceita para a fuga dos israelitas, liderados pelo profeta Moisés.




Vídeo: travessia do Mar Vermelho pode ser confirmada cientificamente



27 comentários:

  1. Está demorando tanto para postar o próximo! kkkk brincadeira, abraço

    ResponderExcluir
  2. Intrigante tema! A possibilidade da realidade da Passagem do Mar Vermelho levantada por esses dois cientistas, de modo algum, tira a grandeza da ação especialmente providencial de Deus: podemos perceber que existe um núcleo histórico dessa narrativa bíblica, muito embora haja algumas dificuldades interpretativas ainda aguardando soluções.
    Muitas teorias foram criadas para tentar explicar esse fenômeno. Alguns sugeriram tratar-se de uma tsunami, causada pela colossal erupção vulcânica de Santorini, uma ilha grega do Mediterrâneo. Porém, isso ocorreu muito tempo antes do êxodo. Ou ainda, essa onda gigantesca teria sido ocasionada por uma erupção vulcânica subaquática no Mar Vermelho que atingiram os golfos de Suez e Aqabah. O problema é que isso causaria uma rápida inundação, seguindo de um rápido recuo das águas, exatamente o oposto da narrativa. Uma outra teoria seria a de que a travessia ocorreu durante uma maré vazante muito baixa, seguida de uma maré enchente muito alta. A primeira dificuldade dessa explicação é que maré não formam muros de água, conforme a narrativa do êxodo. Segundo, as marés nos golfos de Suez e Aqabah sobem devagar demais para permitir alguém ser surpreendido por elas.
    Dentro da análise exegética do texto descobriu-se que o texto fora composto em pelo menos duas épocas distintas e que a tradição mais antiga nada fala sobre o episódio. A arqueologia ainda não encontrou nenhuma evidência sobre a existência de um êxodo hebreu...
    Nada disso deve abalar a fé cristã. Lembremos que na Bíblia, em duas outras narrativas contecem fenômeno bastante similar na vida dos profetas Elias e Eliseu (2Rs 2,6ss; 2,12ss). E para quem acha que isso tudo não passa de lenda, conheço pelo menos dois casos historicamente comprovados: o milagre eucarístico de Avignhon (1433), no qual as águas do Rio Ródano havia transbordado nas noites de 29 e 30 de novembro e invadido a Igreja da Santa Cruz, a água estava até a metade da porta principal, mas quando abriram, surpreenderam-se ao ver que a entrada principal da Igreja até o altar estava totalmente seca. A água havia se acumulado à esquerda e à direita, como se houvesse duas paredes contendo-as. Outro episódio ocorreu na vida de Santa Germana Cousin (1579-1601) que quando estava indo para a missa e o rio estava cheio, impedindo-a de atravessar. No outro lado da margem encontravam-se diversas pessoas zombando de Germana, porque sabiam como ela ficava aflita para cumprir seus deveres para com Deus. A jovem se reveste de santo atrevimento em direção ao rio, que imediatamente se abre permitindo atravessar a pé enxuto

    ResponderExcluir
  3. Me diz: Quem é que cordena este vento? quem manda na natureza? quem deternina ?

    ResponderExcluir
  4. Se o vento sopra a 100 km por hora como as pessoas paravam de pé,ou caminhavam?!
    100 Km é demasiada força para conseguirmos parar de pé,temos aí um problema!
    Gostaria de receber resposta
    cendero80@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. DEUS COMANDA O VENTO ELE E SUBERANO ELE E O SENHOR DA NOSSA VIDA.

    ResponderExcluir
  6. Gente, a prova de que a travessia do mar vermelho é possível, só prova o quanto nosso Deus é real, não faz fantasias, mas um milagre como esse, o homem só faria com o apoio da tecnologia, Deus não precisa disso.

    ResponderExcluir
  7. Na própria Bíblia está escrito MAR ASSUF, que é um braço do Mar Vermelho. Há uma grande diferença o mar de assuf chega a três metros de lâmida dagua enquanto o mar vermelho a 300 metros.Muitas Bíblias estão com a tradução errada (Mar Vermelho).

    ResponderExcluir
  8. se o mar tivesse somente 3 metros de profundidade os egipicios que viam logo atras nao teriam sido todos mortos juntos com seus cavalos carruagens e seu exercito inteiro.

    ResponderExcluir
  9. Acredite. Deus é Deus e ponto final...

    ResponderExcluir
  10. Marco: Milagre não se explica, vc aceita pela fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim, aceitar pela fé, temos que buscar estudos, ouvir vários pensamentos, e ver qual que se encaixa melhor. Será que realmente o mar tinha 3 metros, ou antigamente teria um pouco mais e água, e devido a distância de um lado para o outro é um pouco grande e eles não conseguiram sobreviver, ou ao menos alguns conseguiram? Será que a Bíblia conta tudo? Ou ela contém algumas narrativas que nós temos que crer porque foi Deus? Antigamente os gases, a composição química da camada de ozônio não tinha o que tem hoje. Será que isso não levou a acontecer esse fenômeno ou eu que não estou querendo crer na Bíblia? Possa ser que Moisés abrira o mar, mas quem comprova isso? A Fé, o medo de pensar e conspirar contra Deus, nos impede de buscar outros conceitos. Possa ser que eu esteja errado, mas não creio que esteja.

      Excluir
    2. me explica entao os cientista mesmo mergulhando no mar vermelho e achando osso de humano e uma charrete e rodas de oro no fundo do mar estranho onde aconteceu a travessia , e o mais estranho a charrete qe eles encontro identica a uma encontrada dentro de uma piramide do egito , oqee uma charrete ia ta fazendo no fundo da qele mar rs

      Excluir
  11. Um Professor Ateu na Sala de Aula disse: É mentira a travessia do Mar Vermelho, é até comprovado que os israelitas passaram pelo mar, mas naquela época do ano provavelmente a maré estava baixa, eles até passaram pelo mar, mas com a Água na Canela.
    Tinha um Crente na Sala de Aula e começou a dar risada e Glória a Deus, Aleluia e tudo mais.
    O Professor perguntou quem é que tá rindo ae, e dando Glória a Deus ?

    O aluno Crente disse: Sou eu Professor Hahaha ��...

    O professor perguntou: Porque você está rindo rapaz ? ��

    Ele replicou: Não professor é que se realmente for assim, meu Deus é Poderoso, porque a Bíblia diz que Faraó e seus Cavaleiros morreram quando as colunas de Águas se fecharam.

    E Eles morreram afogados com água batendo na Canela... Hahahahahaha ��

    Deus é Poderoso Sim. Precisamos ter novamente a Fé da Igreja Primitiva, Deus não MUDA, ós e que mudamos...

    Abraço ! ��

    ResponderExcluir
  12. Que pena que não existia Selphie na época kk, para que os que não creêm, cressem e mesmo que muitos vissem, provavelmente não creriam é difícil entender quando não provamos de Deus, pra ver se algo é bom primeiramente você experimenta daquele Alimento.

    Prove do Poder de Deus em Sua Vida é Inexplicável !

    Abraço !

    ResponderExcluir
  13. Ciência e religião não são ambíguas, elas se completam. Cabe ciência explicar os fatos, que deixarão de ser inexplicáveis quando compreendidos. Cabe a religião falar do que ainda não esta claro, mas dá dicas e pistas para a ciência desvendar... .Exemplos: A bíblia diz "O Homem veio do pó e ao pó retornará"; A ciência diz: "O Homem veio do átomo e ao átomo retornará."
    As duas afirmativas estão certas? Sim! Outra: Na bíblia diz que o homem cedeu uma de suas costelas para a mulher. Homem XY, Mulher XX. Observem que o "Y" é o "X" sem um dos pesinhos, ou seja, sem uma das "costelas".

    ResponderExcluir
  14. Até da pra aceitar que o vento soprou e o mar se abriu porém foi muito bem questionado anteriormente que as pessoas não ficariam de pé com ventos de 100 Km ou seja só deles ficarem de pé já é um milagre e ainda que o vento tivesse parado pra eles passarem o que teria segurado a muralha de águas de um lado e do outro sem que elas voltassem imediatamente ou seja mais um milagre e eu até concordo com o rapaz que diz que devemos questionar pois assim como devemos prestar culto racional assim deve ser nossa fé e por mais que busquemos respostas não encontraremos pra tudo então creia porque quem só questiona e não crê fica sem identidade pois nuca será definido e sempre terá dúvidas sem respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo l
      Estava procurando uma resposta , sobre qual seria o,motivo do vento ter q soprar a noite todaaa, se Deus poderia dar um tapa ou fazer umas barragens etc..
      E descobri a reposta lendo essas postagens. E a resposta aa minha pergunta, Respode tbm esta questão de como ficaram de pe durante o vento....
      Vamos la:
      Com ceteza havia medo duvidas e opiniões diferentes entre o grupo de Deus liderado por Moisés. ..
      Deus sabia q nem todos teriam a coragem de atravessar... Alguns nem confiavam em,Moisés rwclamavam dele e até de Deus.
      E como Deus quer salvar a todos...
      Enquanto o vento começou a soprar houve a necessidAde de eles estarem pelo menos uma vez unidos, pq uns presos, talvez abraçados aos outros não seriam levados tao facilmente pelo vento de 100km h
      E levarm a noite toda pra entrarem num acordo e irem agarrados uns aos outros, pois o faraó vinha chegando

      Excluir
  15. Aos cietistas:nao esqueçamos Jouse que abriu o Rio Jordao.Josue3:17

    ResponderExcluir
  16. Seja fenomeno ,seja fisica, nao podenos deixar de lembrar que o mar se abriu na hora em que o povo de Deus precisava passar.! E se fechou consumindo seus inimigos.....e vc ainda fica procurando resposta ?

    ResponderExcluir
  17. Na epoca o mar vermelho tinha maré alta e maré baixa, e os judeus da epoca atravessaram quando a maré estava baixa mais ou menos onde fica a peninsula do sinai onde o mar era mais estreito. Com a construção do canal de suez ligando o mar mediterraneo e o mar vermelho esse efeito das maré foi anulado agora que os dois mares estão unidos.

    ResponderExcluir
  18. Meus amados irmãos as duvidas são grande ao agir de DEUS mas ele sabe de todas as coisas.A travessia do mar vermelho,porque todos os egipçios morreram;ao meu entender todos os soldados estavam com armadura de guerra e pesadas e todos cansados da caminhada até os israelitas,os cavalas atados aos carros, pesados com equipamentos de guerra,possivelmente não tinham forças para nadarem.Mas apesar das duvidas teve o agir de DEUS,ele endureceu o coração de faraó e ele não teve estrategia para comandar o seu exercito.

    ResponderExcluir
  19. a verdade e que ninguem que comentou esta certo o certo mesmo e o que esta na escritura sagrada muitos falao que foi um meteoro que passou proximo da terra e com o vento o mar se abriu bem se foi isso e por que deus permitiu alguem ai era nascido na epoca da atravessia ? entao ninguem pode falar se e verdade ou mentira mas o certo mesmo e o que a biblia relata e o que acreditamos

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.