segunda-feira, 22 de junho de 2020

Sansão: monumental sinagoga confirma relatos bíblicos

Na ex-sinagoga de Huqoq: mosaico de Sansão derrubando as colunas do templo dos filisteus
Na ex-sinagoga de Huqoq: mosaico de Sansão derrubando as colunas do templo dos filisteus
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Uma monumental sinagoga do período romano-bizantino tardio (séculos IV e V d.C.) foi descoberta em escavações arqueológicas em Huqoq na Galileia, Israel, em julho 2012.

O anúncio foi feito pela Israel Antiquities Authority, a maior autoridade em Israel sobre a matéria. Em campanhas arqueológicas posteriores foram sendo trazidos à luz outros importantes mosaicos.

Esses se referem a diversos episódios bíblicos, como a Arca de Noe e a travessia do Mar Vermelho. Se destacam as representações de Sansão e a derrubada das colunas do templo máximo dos filisteus

As escavações foram conduzidas por Jodi Magness, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill – UNC (EUA), e David Amit e Suá Kisilevitz, da Autoridade de Antiguidades de Israel, sob o patrocínio da UNC, da Universidade de Brigham Young de Utah; da Trinity University de Texas; da Universidade de Oklahoma – todas elas dos EUA –, e da Universidade de Toronto, Canadá.

Estudantes e funcionários da UNC e das entidades consorciadas participam dos trabalhos.

Huqoq é uma antiga aldeia judaica localizada a aproximadamente 2-3 km a oeste de Cafarnaum e Migdal (Magdala), na Galileia.


O mais impressionante é que as escavações revelaram partes de um piso de mosaico que fazia parte da decoração do edifício da sinagoga, quando transformada em igreja cristã na nossa era.

Nos mosaicos, feitos de pequenos cubos de pedra colorida de alta qualidade, pode-se ver uma cena bíblica inusual.

Trata-se do episódio em que Sansão, Juiz de Israel, amarrou tochas nas caudas de 300 raposas que ele prendeu duas a duas (como relatado no livro de Juízes 15), soltando-as em seguida sobre os campos e plantações dos filisteus, povo inimigo de morte dos judeus, fazendo grande estrago.

Os filisteus, indignados, avançaram em grandíssimo número contra Israel. Os judeus ficaram amedrontados, amarraram o chefe instituído por Deus e o entregaram aos inimigos.

Sansão destroçou o exército filisteu com a queixada de um jumento
Sansão destroçou o exército filisteu com a queixada de um jumento
Eis o que fez Sansão, tomado pelo Espírito de Deus:

1. Passado algum tempo, estando próxima a ceifa do trigo, Sansão foi ver a sua mulher, levando-lhe um cabrito. Quero, dizia ele, entrar no quarto de minha mulher. O pai dela, porém, impediu-lhe a entrada:

2. Eu pensei, disse ele a Sansão, que a aborrecias, e por isso dei-a a um teu amigo. Não é, porventura, mais formosa do que ela sua irmã mais nova? Toma-a por mulher em seu lugar.

3. Desta vez, respondeu Sansão, não se me poderá censurar o mal que farei aos filisteus.

4. Ele se retirou, apanhou trezentas raposas e, tomando tochas, prendeu as raposas duas a duas pelas caudas e atou entre as duas caudas uma tocha.

5. Pôs-lhes fogo e soltou-as nas searas dos filisteus. Incendiou assim tanto o trigo que estava enfeixado como o que estava ainda em pé, queimando até mesmo as vinhas e os olivais.

6. Quem fez isso? – perguntaram os filisteus. Responderam: Foi Sansão, genro do Tamneu, porque este tomou sua mulher e a deu a um de seus amigos. Então subiram os filisteus e queimaram a mulher juntamente com o seu pai.

7. Sansão disse-lhes: Ah, é assim que fazeis? Pois bem:

8. E feriu-os vigorosamente, sem compaixão alguma. Depois disso, desceu e habitou na gruta da rocha de Etão.

9. Então subiram os filisteus e acamparam em Judá, espalhando-se até Lequi.

10. Os homens de Judá disseram: Por que subistes contra nós? Eles responderam: Subimos para prender Sansão e pagar-lhe o que ele nos fez.

11. Três mil homens de Judá desceram então à gruta do rochedo de Etão e disseram a Sansão: Não sabes que os filisteus nos dominam? Que é isso que nos fizeste? Eu tratei-os como eles mesmos me trataram a mim, respondeu Sansão.

Sansão e o leão, mural da Catacumba de Via Latina, Roma 350-400 a.C.
Sansão e o leão, mural da Catacumba de Via Latina, Roma 350-400 a.C.
12. Eles replicaram: Vimos prender-te para entregar-te aos filisteus. Jurai-me, disse Sansão, que não me haveis de matar.

13. Não te mataremos, mas entregar-te-emos a eles amarrado. Ligaram-no, pois, com duas cordas novas e tiraram-no da gruta.

14. Chegando a Lequi, os filisteus acolheram-no com gritos de alegria. Apoderou-se, porém, de Sansão o Espírito do Senhor, e as duas cordas que ligavam seus braços tornaram-se como fios de linho queimado, caindo de suas mãos as amarraduras.

15. Apanhando uma queixada ainda fresca de jumento, feriu com ela mil homens.

16. Sansão dizia: Com a queixada de um jumento, eu os destrocei! Com a queixada de um jumento a mil homens feri!

17. Dito isso, lançou ao longe a queixada e deu àquele lugar o nome de Ramat-Lequi.

18. Sentindo uma sede intensa, clamou ao Senhor: Vós destes, disse ele, ao vosso servo esta grande vitória. Morrerei eu agora de sede e cairei nas mãos dos incircuncisos?

19. Então Deus fendeu a rocha côncava que está em Lequi, e dela jorrou água. Sansão, tendo bebido dessa água, recobrou ânimo e recuperou as forças. Daí o nome que traz essa fonte: En-Hacoré. Ainda hoje ela existe em Lequi.

20. Sansão foi juiz em Israel durante vinte anos no tempo dos filisteus. (Juízes 15, 1-20)

Shaun McKinnon, da Universidade de Toronto, participou das excavações
Shaun McKinnon, da Universidade de Toronto,
participou das excavações
Jodi Magness, que é professora de judaísmo na Universidade da Carolina do Norte, destacou a “alta qualidade do trabalho artístico” no mosaico, noticiou a CNN.

Poucas sinagogas do período romano tardio ostentam mosaicos com cenas bíblicas, disse Magness.

De fato, no Antigo Testamento, Deus proibiu aos judeus representarem figuras antropomórficas ou de animais, devido à tendência que eles tinham à idolatria por imitação dos povos pagãos vizinhos.

O episódio do bezerro de ouro narrado no Gênesis foi característico.

A introdução dessas figuras em sinagogas aconteceu por influência da cultura do Império Romano de Oriente.

Segundo Magness, só em mais duas sinagogas há imagens de Sansão.

Uma fica num lugar próximo da Galileia, conhecido como Wadi Hamam, onde Sansão é representado dizimando os filisteus tendo uma queixada de burro como única arma.

A outra fica no que é hoje a Turquia e retrata cenas da vida de Sansão.

O mosaico agora descoberto inclui dois rostos aparentemente do sexo feminino que flanqueiam um medalhão circular, no qual há uma inscrição hebraica que fala das recompensas pelas boas ações.

Sansão, obviamente, é muito representado na arte cristã primitiva, disse ela.

Sansão foi o penúltimo dos Juízes de Israel.

Os Juízes foram suscitados por Deus para liberar o povo eleito da opressão de seus inimigos, devolver-lhe a paz e a posse de suas terras. Estes líderes agiam em nome Justiça divina e, movidos por profundo senso de fidelidade a Deus, conduziam o povo.

Eles tinham poder de reis, mas eram escolhidos por Deus. Também tinham dons de profeta, dirigindo o povo segundo a vontade do Altíssimo.

Detalhe do mosaico descoberto da sinagoga de Huqoq
Detalhe do mosaico descoberto da sinagoga de Huqoq, na Galileia
Porém, os judeus se cansaram deles e pediram a Samuel, último Juiz, que lhes desse reis como os tinham os países vizinhos. O pedido desagradou enormemente a Samuel, que havia dado mostras incontrovertíveis de ser enviado de Deus.

Mas Deus, vendo a dureza de coração dos judeus, concedeu-lhes o solicitado, fazendo-lhes contudo saber, pela boca de Samuel, tudo o que haveriam de sofrer por causa desse pedido.

4. Todos os anciãos de Israel vieram em grupo ter com Samuel em Ramá,

5. e disseram-lhe: Estás velho e teus filhos não seguem as tuas pisadas. Dá-nos um rei que nos governe, como o têm todas as nações.

6. Estas palavras: Dá-nos um rei que nos governe, desagradaram a Samuel, que se pôs em oração diante do Senhor.

7. O Senhor disse-lhe: Ouve a voz do povo em tudo o que te disseram. Não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, pois já não querem que eu reine sobre eles.

Sansão desfaz o leão. Vitral da catedral de Ely, Inglaterra
Sansão desfaz o leão. Vitral da catedral de Ely, Inglaterra.
Os judeus, porém, recusaram o governo dos Juízes
8. Fazem contigo como sempre o têm feito comigo, desde o dia em que os tirei do Egito até o presente: abandonam-me para servir a deuses estranhos.

9. Atende-os, agora; mas declara-lhes solenemente, dando-lhes a conhecer os direitos do rei que reinará sobre eles.

10. Referiu Samuel todas as palavras do Senhor ao povo que reclamava um rei.

Samuel então enumerou aos judeus os males que adviriam sobre eles pela recusa da forma de governo superior que Deus lhes dera. E concluiu:

18. E no dia em que clamardes ao Senhor por causa do rei, que vós mesmos escolhestes, o Senhor não vos ouvirá.

19. O povo recusou ouvir a voz de Samuel. Não, disseram eles; é preciso que tenhamos um rei!

20. Queremos ser como todas as outras nações; o nosso rei nos julgará, marchará à nossa frente e será nosso chefe na guerra.

21. Samuel ouviu todas as palavras do povo e referiu-as ao Senhor.

22. E respondeu-lhe o Senhor: Ouve-os; dá-lhes um rei. (I Samuel, 8, 4-22)

Samuel ungiu Saul primeiro rei dos judeus.

Sansão derruba o templo dos filisteus. Gravura de Gustave Doré, séc. XIX.
Sansão derruba o templo dos filisteus.
Gravura de Gustave Doré, séc. XIX.
Por sua parte, Sansão foi Juiz durante vinte anos e um herói que intervinha para garantir as promessas de Deus.

Ficou famoso pela sua força, que estava acima de toda capacidade humana e que só era compreensível por um auxílio patente do Espírito Santo.

Também pela sua invencibilidade na guerra contra os filisteus, inimigos dos israelitas, cujos ataques militares e ciladas desfez espantosamente.

Mas Sansão pecou. Casou com Dalila, uma mulher filisteia à qual contou o segredo de sua força, e Deus se afastou dele. Dalila, então, o entregou aos inimigos, que lhe arrancaram os olhos e o fizeram escravo.

Sansão, porém arrependeu-se de seu pecado e fez penitência. Como fora cegado para sempre, pediu que o levassem ao templo onde os filisteus praticavam seus mais infames cultos.

E reconciliado com Deus, tomado da força que o Altíssimo lhe dava outrora, derrubou as colunas sobre a qual se apoiava o enorme edifício.

O prédio desabou sobre os falsos sacerdotes e inúmeros idólatras, matando-os em grande número.

Sansão morreu realizando essa proeza e repousou em paz com Deus, cumprindo até o último suspiro sua missão de chefe e protetor de Israel.

4. (...), enamorou-se de uma mulher que habitava no vale de Sorec, chamada Dalila.

5. Os príncipes dos filisteus foram ter com ela e disseram-lhe: “Procura seduzi-lo e vê se descobres de onde lhe vem sua força e como o poderemos vencer, a fim de o amarrarmos para dominá-lo. Se fizeres isso, te daremos cada um de nós mil e cem moedas de prata”.

6. Dalila disse a Sansão: “Dize-me, de onde vem tua força? E de que modo se precisaria ligar-te para que fosses dominado?”. (...)

16. Ela o importunava cada dia com suas perguntas, instando com ele e molestando-o de tal sorte, que ele sentiu com isso uma impaciência mortal.

17. E Sansão acabou por confiar-lhe o seu segredo: “Sobre minha cabeça – disse ele – nunca passou a navalha, porque sou nazareno de Deus desde o seio de minha mãe. Se me for rapada a cabeça, a minha força me abandonará e serei então fraco como qualquer homem”.

18. Dalila sentiu que ele lhe tinha aberto todo o seu coração e mandou dizer aos príncipes dos filisteus: “Subi agora, porque ele me abriu todo o seu coração”. E os príncipes dos filisteus foram ter com ela, levando o dinheiro em suas mãos.

Sansão morre destruíndo o templo dos inimigos de Deus
Sansão morre destruindo o templo dos inimigos de Deus
e expiando seu pecado
19. Dalila fez que seu marido adormecesse nos seus joelhos, e chamando um homem, mandou-lhe que rapasse as sete tranças de sua cabeça. Ela começou a dominá-lo, pois sua força o deixou. (...)

21. E os filisteus, tomando-o, furaram-lhe os olhos e levaram-no a Gaza ligado com uma dupla cadeia de bronze e ali o colocaram na prisão, fazendo-o girar a mó.

22. Entretanto, os seus cabelos recomeçavam a crescer.

23. Ora, os príncipes dos filisteus reuniram-se para oferecer um grande sacrifício a Dagon, seu deus, e celebrar uma festa. “Nosso deus – diziam eles – entregou-nos Sansão nosso inimigo.” (...)

25. E estando eles de coração alegre, exclamaram: “Mandai vir Sansão para nos divertir!”. Tiraram-no da prisão e Sansão teve que dançar diante deles. Tendo sido colocado entre as colunas,

26. Sansão disse ao jovem que o conduzia pela mão: “Deixa que eu toque as colunas que sustêm o templo e que me apoie nelas”.

27. Ora, o templo estava repleto de homens e mulheres. Estavam ali todos os príncipes dos filisteus. Havia cerca de três mil pessoas, homens e mulheres, que do teto olhavam o prisioneiro dançar.

28. Sansão, porém, invocando o Senhor, disse: “Senhor Javé, rogo-vos que vos lembreis de mim. Dai-me, ó Deus, ainda esta vez, força para vingar-me dos filisteus pela perda de meus olhos”.

29. Abraçando então as duas colunas centrais sobre as quais repousava todo o edifício, pegou numa com a mão direita e noutra com a mão esquerda e gritou:

30. “Morra eu com os filisteus!”. Dizendo isso, sacudiu com todas as suas forças o edifício, que ruiu sobre os príncipes e sobre todo o povo reunido. Desse modo, matou pela sua própria morte muito mais homens do que os que matara em toda a sua vida. (Juízes, 16, 1-31).



Uma propaganda anti-religiosa quis espalhar que Sansão não existiu. Sua história, narrada pela Bíblia, não seria outra coisa senão uma adaptação feita pelos judeus do mito de Hércules, fruto da fantasia dos gregos.

As recentes descobertas em Huqoq falam no sentido de ratificar a veracidade histórica de sua existência e de suas façanhas pela causa do Rei e Juiz supremo do Universo.



16 comentários:

  1. Não seria "séculos IV e V d.C." (depois de Cristo?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rodrigo Miguel!
      De fato foi um erro nosso de datilografia. O certo é "séculos IV e V depois de Cristo". Já corrigimos.
      atenciosamente

      Excluir
  2. Muito bom o artigo, entretanto ele não prova nada uma vez que o mosaico é de um periodo muito posterior ao de Sansão.

    ResponderExcluir
  3. A história de Hércules também é verdadeira, eu li, em um dos livros de Monteiro Lobato.

    ResponderExcluir
  4. Tá explicado por que as raposas estão em extinção!

    ResponderExcluir
  5. Confundir e misturar fábulas e mitos judaicos com os Dogmas Cristãos centrados no Novo Testamento e no Evangelho; MAIS UMA INVASÃO DO ESPÍRITO JUDAIZANTE E PROTESTANTE no corpo da Igreja de Cristo. Lastimável...

    ResponderExcluir
  6. Isso é uma prova de fé e veracidade pelas escrituras sagradas. A arqueologia provando a fidelidade da bíblia.

    ResponderExcluir
  7. Ler a Bíblia é crer, nunca duvidar. Bíblia significa FÈ.

    ResponderExcluir
  8. sou cristão e acredito em DEUS que existiu sansão essa coisa que hérculis existiu e mentira.

    ResponderExcluir

  9. Só que o que o que os incrédulos estão se esquecendo é de que existem UNIVERSIDADES estudando através da ARQUEOLOGIA, esses FATOS, logo não se pode deixar de acreditar na CIÊNCIA que só faz confirmar à BÍBLIA, e não às teorias mirabolantes de ateístas que nem desenvolvem pesquisas em alguma área da Ciência, mas somente não creem, se é assim, é melhor crer, pois não um só pesquisador dos que foram mencionados no texto, dizer que a Bíblia está mentindo. Além do fato de que eu nunca vi Zeus, Hera, Apolo, Afrodite etc. operar milagres comprovados pela Ciência, como é o caso de Lanciano, Lourdes, Guadalupe, O Santo Sudário, etc.

    ResponderExcluir
  10. vocês estão certo em acreditar que deus existe. e estão certo em seguir os ensinamentos da bíblia. mas vocês estão errados em acreditar que a bíblia fala sobre "DEUS". estão enganados sobre isto. Tudo Que está na biblia foi distorcido. não existe religião que saiba quem é "Deus". vocês mortais não vão nunca saber sobre a verdade quando se acredita em mentiras que são propaganda. alguém com poder absoluto só acredita em seus próprios ideais. só por que não estamos presentes na vida de todos não quer dizer que a biblia fala a verdade. caso aconteça algo de bom não vai ser por causa da biblia ou da fé de vocês mortais. vai ser apenas pela vontade. vocês só existem por causa do futuro. abraço á todos os humanos que lerem isto. viva bem, aproveitem cada momento da vida de vocês que pode ser o ultimo.

    ResponderExcluir
  11. No livro de juízes fala tb Gedeão e os 300, e juízes tb fala de sansao e sua grande força q Deus seu.
    No meu pensar a Grécia imita a bíblia, creio muito na palavra de Deus. A Grécia fala muito dos espartanos e os 300, e tb fala de Hércules com sua grande força q o pai dele é zeus.
    Muita conhecimentos ou imitação?
    Prefiro crer na palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  12. É lindo isso! Aos poucos toda VERDADE SERÁ REVELADA! AMÉM!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.