segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Satélite procura-planetas: só na Terra há vida inteligente. As “inteligências extraterrestres” ou são angêlicas, ou... diabólicas

Dados do satélite "caçador de planetas" Kepler afastam certeza de vida ET
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Segundo John Rehling, cientista de computação no Dartmouth College e na Universidade de Indiana e que já trabalhou para a NASA, ainda estamos bem longe de encontrar um planeta gêmeo da Terra.

A afirmação soou como “desanimadora” para aqueles que não gostam da ideia da centralidade do ser humano e de sua natureza por assim dizer monárquica e exclusiva dentro da ordem do universo, feito a imagem e semelhança de Deus.

Esta antipatia subjaz em muitas pesquisas à procura de vida extra-terrestre – ou ET. Procura que de momento só pôde exibir números mais ou menos hipotéticos sobre planetas que eventualmente reuniriam condições análogas às da Terra para poderem albergar alguma forma de vida.

Agora, com base nos dados do satélite caçador de planetas Kepler, o Prof. Rehling explicou que das 156 mil estrelas que o Kepler monitora em busca de planetas, apenas 27 podem estar orbitando um planeta que possa ser comparado legitimamente à Terra, em termos de tamanho e órbita.

O que significa dizer que será preciso muita sorte para que algum deles seja bem identificado, de muito mais sorte ainda para nele haver vida, e de muitíssimo mais sorte para existir vida inteligente!



Kepler achou mais de 1.200 planetas extra-solares, mas chances de vida são ínfimas
Os cientistas que trabalham com o Kepler anunciaram muitas vezes: “Estamos encontrando cada vez mais planetas pequenos como o nosso e cada vez mais planetas suficientemente afastados de suas estrelas”.

O problema é que, depois de uma análise estatística rigorosa, Rehling percebeu que há um senão decisivo nessa informação: em geral, quando o planeta tem o tamanho da Terra, não tem órbita similar, e vice-versa.

Os métodos aplicados no Kepler para detectar planetas fornecem toneladas de potenciais “trânsitos” ou movimentos, tratados em geral como “candidatos a planeta”.

Mas, observou Rehling, nem todos esses “candidatos a planeta” são verdadeiros planetas. Muitos “trânsitos” obedecem a outros fenômenos astronômicos. Há também vieses de observação do próprio satélite, que tendem a registrar mais planetas mais próximos e maiores.

Feitos os descontos que o bom método científico exige, Rehling observou que o Sistema Solar é “quantitativamente atípico”: “Embora o Kepler nos mostre que há quase certamente vários planetas em cada estrela, ele também indica que o Sistema Solar tem uma distribuição bizarramente espalhada quando comparada à de sistemas planetários típicos”.

Infograma da "Folha de S.Paulo" mostra excecionalidade da Terra
O resultado – observou o cientista – aponta que a Terra não é apenas mais um planeta girando ao redor do Sol, sem nada de especial.

Pelo contrário, ela é um planeta todo especial, sem igual conhecido ou comparável.

Isso se deve ao fato da extrema raridade de suas condições na escala astronômica.

Esta raridade só poderia ser atingida por um punhado de planetas orbitando entre centenas de milhares de estrelas.

E, por isso, embora o Sistema Solar seja um entre muitos, é um sistema mais provavelmente único.

A revelação caiu como balde d’água fria nos ambientes que querem fazer crer que em outros planetas há condições de vida – talvez a própria vida – e, numa proporção cada vez mais difícil e pequena, até vida inteligente.

Esses estudiosos, contudo, não negaram o valor científico da afirmação de Rehling.

Preferiram fugir do mérito do problema e apelar para a necessidade de uma nova geração de satélites mais poderosos para ver se encontram os tais planetas eventualmente capazes de albergar alguma forma de vida, ainda que ínfima.

Os astrônomos também pedem cautela antes de se tirar qualquer conclusão desse tipo.

“Temos de esperar a nova geração de satélites para ter alguma segurança” – diz Eduardo Janot Pacheco, astrônomo da USP e da equipe do Corot (satélite europeu caçador de planetas, rival do Kepler).

Enquanto essa nova geração de satélites não entrar em funcionamento e detectar os tais planetas que poderiam ter vida, as informações que procuram dar a entender que foi achado um planeta capaz de ter vida devem ser recebidas com precaução.

Talvez suspeitas de torcidas pessoais, de sensacionalismo da imprensa ou fruto até de preconceitos ideológicos anticatólicos.

Enquanto as ciências não encontrarem alguma indicação algo mais aproximativa da existência de vida em outros planetas, o raciocínio sobre a suspeita aparece como ocioso.

Entretanto, convém lembrar que possuir inteligência foi para os filósofos da Antiguidade o sinal de uma natureza espiritual e, portanto, imorredoura.

Para a teologia bíblica hebraico-cristã, foi sempre a prova de que o homem está dotado de uma alma espiritual destinada a viver eternamente.

Segundo São Tomás de Aquino, os anjos presidem os astros para que funcionem bem, segundo suas leis que Deus criou
Segundo São Tomás de Aquino, os anjos presidem os astros
para que funcionem bem, segundo suas leis que Deus criou
Na morte o corpo e a alma se separam e o corpo se decompõe.

A morte decorre do pecado dos nossos primeiros pais. Mas, Nosso Senhor se encarnou para remir o homem do pecado.

Com a Resurreiçao dos Mortos no fim do mundo, cada alma voltará a se reunir com seu corpo respectivo ressuscitado.

E aqui se põem questões ainda muito remotas, mas mordentes. Esses seres extraterrestres dotados de inteligência teriam sido remidos? Ou não precisam de Jesus Cristo, ou porque não pecaram ou por outra razão?

Seriam eles alheios à Redenção e à Igreja?

Por que a Escritura nada fala de sua existência, sendo que, se existem, seria natural que falasse pois tem a ver com a História da Salvação?

Fora dos homens, as Escrituras só falam da existência dos seres inteligentes que são os anjos.

Eles, se dividiram em função da revolta de Lucifer, entre bons e maus. Os bons não pecaram, e Jesus Cristo não precisou remí-los nem fazer qualquer coisa equivalente a uma encarnação neles.
Segundo São Tomás de Aquino, os anjos presidem os astros para que funcionem bem, segundo suas leis que Deus criou
Segundo São Tomás de Aquino, os anjos presidem os astros
para que funcionem bem, segundo suas leis que Deus criou

Os maus pecaram, mas pela radicalidade de seu pecado fixaram-se para sempre no mal. Uma espécie de redenção e/ou “encarnação” neles não faz sentido algum.

Os anjos governam o movimento dos astros e estão presentes um pouco por toda parte até nas mais longínquas constelações, muito longe da Terra.

Os demônios ditos “dos ares” ainda vagueiam também um pouco por toda parte – nos astros e na Terra – até o dia que serão precipitados definitivamente no inferno.

Nesse sentido muito especial – que os cientistas não consideram – poderiam ser chamados de “inteligências extraterrestres”.

As inteligências extraterrestres sem Redenção com as quais especulam alguns cientistas – e não cientistas – ao quê que se pareceriam?

Muitas questões estão em aberto.



8 comentários:

  1. ISIM SAO DEMONIOS QUE QUEREM NOS LEVAR A PERDISAO DA NOSSA ALMA E DO CAMINHO DE DEUS

    ResponderExcluir
  2. não penso na relação anjos e espaço físico pois são seres espirituais. Por maior que sejam as dimensões do universo no meu conceito trata se de matéria, espaço e tempo, que foram criados por Deus mas totalmente diverso da realidade espiritual que nos aguarda após a morte, o mundo espiritual. assim como anjos se manifestaram no nosso mundo, poderiam em qualquer parte do universo sem esquecer que todo o universo eh matéria. Quem são os demônios? Ora são seres inteligentes que não aceitam a Deus. Deus deu a inteligência e a liberdade de decisão a eles como a nos seres humanos. E estamos cansados de ver no dia a dia os seres humanos que não aceitam a Deus. Semelhantemente agimos como demônios fazendo o mal, disseminando o mal e torcendo para o mal enquanto não nos redimimos, nos convertemos.portanto essa realidade que nos eh Dadá a saber existe no mundo dos anjos, mundo espiritual como na nossa vida onde somos matéria e espírito. Os mistérios da criação de Deus são tao infinitos como Deus. E não cabe a nos saber ou querer saber quantos modos de vida existem, se tem inteligência e se foram remidos como nos. Pode ser que isso seja realidade ou não. Pode ser que o redentor dessas supostas vidas tenha sido a terceira pessoa da Trindade ou a Primeira como disse certa vez o PE. Quevedo ( inteligência admirável ).

    ResponderExcluir
  3. Neste mundo e no outro, ninguém é maior que Deus o criador de todas as coisas. O homem nunca terá a capacidade de criar, apenas transforma e muitas vezes mal. Porque perfeito somente Deus é, jamais haverá perfeição como a de Deus. O fato é que Deus existe e sempre existirá, e o homem está aqui apenas de passagem. Deus criou a vida e a criou para passar e não permanecer neste mundo. O mundo que poderá permanecer será lá no mundo celestial se reconhecer um Deus Todo-Poderoso e fazer o bem neste mundo terreno que habitamos, onde estamos de passagem.
    Deus é Deus e sempre será Deus, o homem é apena um ser natural criado por Deus. Quando o homem se unir a Deus no total de sua vida, haverá um mundo melhor, que poderá atingir todas as camadas sociais e que todos vivam para Deus e para o próprio ser humano. A ganância, o poder por dinheiro, a inveja, a procura de poder querer ser é limitado para o homem e não para Deus...

    ResponderExcluir
  4. Em 1975, quando eu cursava o 2º ano do 2º grau, em uma aula de redação pra falar sobre computadores, na época, uma coisa incrível, sem saber bem o que estava escrevendo eu disse: "O homem fez o computador, mas o computador não faz o homem." o meu professor achou a frase muito especial e inteligente, pois embora fosse uma máquina inteligente, não é divina; até hoje eu guardo e reflito nesta explicação do Professor Álvaro sobre minha frase, que hoje eu sei que foi o Espírito Santo que me revelou. Com estas palavras eu quero dizer que Deus é a "Inteligência Suprema", criou todo o Universo sem precisar da ajuda de ninguém, e escolheu o ser humano feito à Sua imagem e Semelhança Gn 1,26-27, isto é dotado de inteligência semelhante a Dele, mas não igual ou superior a Dele, e na Sua inteligência inigualável nos criou dentro de um espaço físico propício para a nossa habitação enquanto matéria física, o planeta terra. Não duvido que possa existir outro planeta a trilhões de anos-luz com características iguais a nossa casa comum, mas creio firmemente que se Ele tivesse feito algo dessa envergadura, Ele nos teria revelado nas Sagradas Escrituras, mas uma coisa é certa, Ele nos fez a Sua Imagem e Semelhança, com inteligência suficiente pra ficarmos, inclusive, vasculhando o cosmo. Eu louvo e agradeço ao Senhor que nos fez inteligentes, inclusive para criamos máquinas "inteligentes" como os computadores, mas não inteligentes o suficiente pra extrapolar a inteligência humana semelhante a Inteligência do Criador, mas não igual ou superior. Nos vamos continuar hoje e sempre imagens e semelhanças do Criador. Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  5. LOUVADO SEJA DEUS, CRIADOR DE TODO O UNIVERSO! Como o ser humano é importante... AMÉM!

    ResponderExcluir
  6. "Há muitas moradas na casa de meu Pai.". JC
    O espectro eletromagnético, tem muitas frequências(milhões delas), a grande maioria invisível aos olhos humanos. É risível essa atitude prepotente da humanidade em achar que o Criador fez um UNIVERSO e continua fazendo-o, somente para o homem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você. Tantos são os mistérios, o ser humano ainda engatinha em seus conhecimentos e teorias. Até pouco tempo se achava que só havia a terra e o céu, com a igreja controlando os estudos a fim de manter o controle sobre as pessoas. Não faz muito tempo que foi descoberto outras galáxias e aglomerados de galáxias. Isso é só o que se pode ver (por telescópios), imagine o mundo invisível, que o ser humano não está preparado pra ver.

      Excluir
  7. Bom dia, Sr. Luis.
    Tenho mantido conversação com um amigo sobre a existência dos anjos, que eu afirmo e ele nega, apesar da Bíblia! Particularmente, eu creio que precisamos conhecer o que é o céu. Será o céu como muitos EQMistas afirmam? Entre estes há o autor do livro "Voltar do Amanhã", George G. Ritchie, que viu um céu interessantemente dinâmico. É crer ou não crer. Mas o que é o céu? Anjos e Homens, em miríades de miríades, adorando Deus, vibrando as Palmas, orando?...
    Eu creio, observando as milhares de declarações dessas pessoas, declarações que começaram, sistematicamente, a ser coligidas nos anos 1970 e, coincidentemente tambêm (sic), na mesma década, começaram os estudos científicos sobre o Santo Sudário e sobre os milagres eucarísticos, que Jesus nos está nos querendo que tenhamos certeza da existência do espírito humano, dar certeza de que ressuscitou (alêm da certeza das Escrituras), dar certeza da sua presença eucarística! E quer que cpmecemos a pensar um céu que inclua "outras moradas" para todos os seres de vida perene, anjos e homens, que vivem em obediente adoração e amor a Ele, utilizando viaturas interplanetárias.
    Se pensarmos em Rafael viajando com Tobias... Aparentava corpo físico, talvez tenha sido tocado pro Tobias/Tobit. Fingia comer. Jesus comeu. Qual a diferença real entre espírito e corpo transfigurado/ressuscitado? No céu certamente não há alimentação nem sono ou outras necessidades humanas. Mas aparentemente deverá ser bem dinâmico, embora um presente eterno.
    Bem é só uma digressão... Um cogitar sobre os muitos sinais.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.