segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Há 1.701 anos, Constantino fixou o domingo como repouso civil da semana

Constantino imperador, estatua na catedral de York, Inglaterra
Constantino imperador, estátua na catedral de York, Inglaterra
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs






Num 7 de março há 1701 anos o imperador Constantino resolveu uma das maiores confusões da época e que hoje é um costume inconteste no mundo civilizado.

Os católicos celebram o Dia Santo, ou Dia do Senhor, no domingo primeiro dia da semana porque Nosso Senhor ressuscitou um domingo, três dias após sua Morte, como Ele anunciou.

Desde então, os Apóstolos e seus sucessores celebram a Missa aos domingos, dias nos quais se faz também o repouso semanal religioso, ou dominical. É uma tradição inconteste da Igreja Católica.

Mas acontecia, sobre tudo nos primeiros séculos, que o Estado romano, ou Roma Imperial, era pagã e as festas religiosas e dias de repouso variavam muito segundo os cultos e superstições múltiplas que havia no Império, se criando assim uma confusão.

Os judeus continuavam, como até hoje, acatando o sábado. Muito mais tarde, os islâmicos viriam acrescentar como dia sagrado a sexta-feira. Nos primeiros séculos houve até alguma disputa entre cristãos se devia ser sábado ou domingo.

Foi então num 7 de março de 321 que o imperador Constantino acabou com a dispersão fixando com decreto que o domingo, como praticavam os católicos, seria o dia de repouso civil e não se trabalharia no imenso Império romano.

Não foi um decreto religioso, mas apenas uma lei civil que acabou deixando em posição privilegiada à prática cristã e ordenou a vida dos milhões de homens que compunham o império.

Infelizmente, no período pós conciliar, vemos voltar a tendência oposta neo-pagã rumo ao caos de festividades religiosas católicas e civis que não coincidem, e os domingos que não são respeitados nem religiosa nem civilmente.



3 comentários:

  1. Se foi decretado no ano de 321, então foi há 1700 anos (1700 + 3321 = 2021). Correto ?

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a alerta e já corrigimos o erro. O correto é 1701 (321+1701=2022).

    ResponderExcluir
  3. Saudações.

    Infelizmente, tratando-se de mercado, mesmo a maioria dos católicos não consegue fazer valer a ordem de Deus, adentrando no descanso ou guarda do dia no intuito de obter riquezas, enquanto a maior destas está sendo profanada. Pedaço da história bem colocada e oportuna. Inclusive, questiona-se repetidamente: até que pondo o neopaganismo está inserido no âmbito das igrejas (paróquias, dioceses)?

    Paz e bem.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.