segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Restos de sacrifícios humanos mostram "cultura indígena" antes da evangelização

Os sacerdotes da Pachamama Chimú abriam o peito das crianças vivas
Os sacerdotes da Pachamama Chimú abriam o peito das crianças vivas
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs





Arqueólogos que cavavam em um santuário pré-hispânico na costa norte do Peru acharam os túmulos de 76 crianças sacrificadas há cerca de mil anos em rituais religiosos. Foi um achado que aterrorizou os corações mais endurecidos.

O arqueólogo Luis Flores, um dos que trabalham no denominado santuário Pampa La Cruz fez a descrição esse satânico achado para a agência France Press, que foi retomada por “La Nación”.

Nestes tempos, o comuno-missionarismo atualizado pelo Sínodo da Amazônia, que repercute até longe da Amazônia, exalta as “culturas” indígenas e difama a evangelização de portugueses e espanhóis que tirou esses pobres índios de pavorosas e inúmeras formas de inumanidade.

Mais uma prova desse erro pregado pela Teologia da Libertação e o Sínodo da Amazônia foi tirado à luz no Peru. E também, mais uma prova que nos estimula a agradecer a Nossa Senhora que abençoou a evangelização e tirou aos indígenas dos horrores em que viviam

Os restos foram descobertos entre julho e agosto de 2022 em duas pequenas esplanadas no município de Huanchaco, perto da cidade de Trujillo, 500 quilômetros ao norte de Lima.

Menina peruana cuida de uma pequena alpaca. Assim poderiam ter sido as crianças sacrificadas pela crueldade indígena
Menina peruana cuida de uma pequena alpaca.
Assim poderiam ter sido as crianças sacrificadas pela crueldade indígena
A equipe de pesquisadores, liderada pelo arqueólogo Gabriel Prieto, havia encontrado entre 2016 e 2019 os restos de outras 240 crianças sacrificadas pelo povo Chimú, que se desenvolveu entre os anos 900 e 1450.

Agora se trata de “300 crianças em Pampa La Cruz em todos esses anos de escavações” nos vestígios desse mesmo povo Chimú, destacou Flores.

A identificação dos restos mortais de crianças sacrificadas revela que foram massacradas quando tinham entre 6 e 15 anos.

Os 76 túmulos foram encontrados perto de um bairro em Huanchaco. Também havia vestígios de chamas no local.

“Ficamos surpresos que, à medida que escavamos 10 ou 20 centímetros, mais e mais restos foram saindo. Percebemos que eram crianças”, disse Flores.

Explicou que os sacerdotes “abriam o peito das crianças transversalmente para retirar o coração” em rituais aos deuses do povo Chimú.

“Os sacrifícios podem ser por falta de chuva, seca, problemas políticos ou guerras. Há várias hipóteses que estamos investigando”, comentou o arqueólogo.

Entre os restos estão os de cinco mulheres “sentadas” enterradas com as cabeças juntas, fazendo uma espécie de círculo.

“Graças a Pampa La Cruz, sabemos que os sacrifícios humanos, especialmente de crianças, eram uma parte estrutural da religião Chimú para celebrar e glorificar seu estado”, disse Prieto à agência estatal peruana Andina.

Nossa Senhora da Paz, na catedral de Trujillo, na região do sinistro achado. A evagelização trouxe uma maravilhosa mudança nas crenças religiosas
Nossa Senhora da Paz, na catedral de Trujillo, na região do sinistro achado.
A evangelização trouxe uma maravilhosa mudança nas crenças religiosas
“O sacrifício naquele lugar foi feito para consagrar e abrir os campos de cultivo que os Chimús possibilitaram naquela época”, acrescentou o diretor do Programa Arqueológico de Huanchaco.

Além de arqueólogos peruanos, estudantes e acadêmicos das universidades da Flórida e Tulane (Louisiana) nos EUA participaram dessas escavações.

Os trabalhos de escavação terminaram serão retomados em 2023, disse Flores, e nessa ocasião o número de restos humanos cruelmente sacrificados pode aumentar.

Pampa La Cruz fica a dois quilômetros do sítio arqueológico de Huanchaquito, onde em abril de 2018 foram encontrados os restos mortais de 140 crianças e 200 lhamas oferecidos em rituais.

A revista National Geographic destacou que testes de radiocarbono em cordas e tecidos datam os restos encontrados entre os anos de 1400 e 1450, cerca de um século antes da chegada do conquistador espanhol Francisco Pizarro ao Peru (1532).

A civilização Chimú se espalhou ao longo da costa peruana até o atual Equador e o local fica perto da costa e cerca de 300 metros acima do nível do mar.

Essa descoberta levou a uma revisão das teorias sobre as oferendas humanas nos rituais pré-hispânicos.

Por volta do ano de 1475 essa monstruosa “cultura” desapareceu quando foi conquistada pelo império inca, cuja capital era Cusco (no sudeste do Peru).

Francisco Pizarro foi o herói que abriu o passo à evangelização. Estatua ecuestre emm Trujillo, Espanha
Francisco Pizarro foi o herói que abriu o passo à evangelização.
Estátua equestre em Trujillo, Espanha
Por sua vez, o paganismo do império inca foi subjugado pelo conquistador Francisco Pizarro (1478 – 1541), missionários e um punhado de soldados espanhóis, apoiados por indígenas de outras tribos espantadas com o satanismo dos incas, algumas décadas depois.

Em consequência da gesta de Pizarro, aconteceram massivos batismos e conversões, os costumes se suavizaram, a vida foi valorizada.

E o Peru é hoje um dos países mais católicos de América Latina, com inúmeros santuários e imagens milagrosas, além de catedrais e igrejas que deslumbram pela sua beleza e sacralidade, intensamente frequentadas pelos indígenas que ainda existem dotados de um charme especial.

Os teólogos da libertação, comuno-progressistas e ativistas do Sínodo da Amazônia, deblateram contra a glorificação pública de Francisco Pizarro, aliás enterrado na catedral de Lima, e heroicos companheiros.

2 comentários:

  1. O que é que a Teologia da Libertação tem a ver com Teologia? E não é NOSSO SENHOR que liberta o homem e lhe dá a salvação? Tal teologia é, na verdade, Ideologia da Alienação, pretendendo construir um paraíso terrestre de culto a Baal e na idolatria do antropocentrismo.

    ResponderExcluir
  2. Viva a Santa Igreja que trabalhou para converter esses povos e nos deu como herança um mundo mais civilizado.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.