segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Achada a oração mais antiga a Nossa Senhora

Papiro do ano 250 com a oração mais antiga à Virgem, recuperado nas excavações arqueológicas em Oxirrinco, Egito
Papiro do ano 250 com a oração mais antiga à Virgem,
recuperado nas escavações arqueológicas em Oxirrinco, Egito
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




A saudação de São Gabriel à Santíssima Virgem por ocasião da Anunciação, em Nazaré, é a mais antiga e sublime oração a Ela.

É aquela que os homens mais rezam e rezarão até o fim do mundo: “Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois Vós entre as mulheres e bendito é o fruto de Vosso ventre, Jesus”.

Mas qual é a oração mais antiga composta pelos homens a Nossa Senhora?

De modo inesperado, ela apareceu inscrita num pequeno papiro milenar, de textura frágil, redigida em grego, desenterrado das areias de um deserto do Egito.

O mais incrível é que o manuscrito, após quase dois mil anos, foi descoberto de modo legível.

Agora é cuidadosamente guardado entre dois vidros para evitar a sua deterioração.

Seria como se anjos tivessem querido conservar o texto para o revelar nos presentes dias, em que tanto se blasfema contra os mais insignes atributos da Santa Mãe de Deus, a fim de despertar os nossos contemporâneos.

O papiro desaparecera no século III e foi encontrado em 1897 num depósito de lixo das ruínas da extinta cidade de Oxirrinco, no norte do Egito.

Os arqueólogos Grenfell (izq.) e Hunt (dir.) encontraram o papiro, foto de 1896
Arqueólogos Grenfell (izq.) e Hunt (dir.) acharam o papiro, foto de 1896
O sitio arqueológico de Oxirrinco
O sitio arqueológico de Oxirrinco
Os arqueólogos ingleses Bernard Pyne Grenfell e Arthur Surridge Hunt recuperaram no local abundante coleção de manuscritos, agora conservados na Coleção John Rylands, da Universidade de Manchester (Inglaterra).

Eles só foram dados a conhecer na década de 1930, porém ninguém os havia transcrito corretamente.

O filólogo espanhol Felipe Hernández Muñoz, do Departamento de Clássicos da Universidade Complutense, foi em dezembro de 2022 à Rylands Collection e efetuou uma transliteração correta do grego e a tradução para o inglês e o latim.

Assim, ele nos forneceu uma conscienciosa primeira versão da oração, que tem algo da célebre “Salve Rainha”, mas muito simples. Ei-la:

“Sob vossas /

misericordiosas entranhas /

nos refugiamos, /

Mãe de Deus. Não desprezeis os nossos /

pedidos na pressa, /

mas do perigo, /

livrai-nos, /

só vós, santa, /

a bem-aventurada”.

Felipe Hernández explica que a “escrita está cuidada. Tudo em letras maiúsculas e em grego, a língua mais difundida na época.

“Há rasgões no papiro, mas as letras podem ser adivinhadas sem problemas”.

O filólogo também destaca que as primeiras palavras são “sob vossas misericordiosas entranhas” e evocam a “Salve Rainha”.

E as palavras “sob vossa proteção” indicam que Maria era invocada como Mãe de Misericórdia, como também na “Salve Rainha” implorando seus “olhos misericordiosos”.

A oração pede à Virgem que nos liberte do perigo. E um deles era a perseguição contra os cristãos perpetrada pelo Império Romano.

O Altar dos Apóstolos (iluminado) na Santa Casa de Loreto
O Altar dos Apóstolos (iluminado) na Santa Casa de Loreto
Por que fomos encontrar nesse velho papiro do ano 250 d.C. a versão mais primitiva que nos recorda a “Salve Rainha”?

Grandes santos mariais, como São Luís Maria Grignion de Montfort, ensinam que a devoção a Nossa Senhora começou já em sua vida.

Com destaque para a veneração dos próprios Apóstolos que iam até sua casa de Nazaré visitá-la e rezar a Missa num altar, hoje conhecido como “Altar dos Apóstolos”, o qual se conserva na Santa Casa de Loreto (Itália) aos pés da imagem da Virgem.

Naqueles remotos tempos, devido aos vícios e às fraquezas dos neófitos oriundos do paganismo, a devoção à Mãe de Deus era revelada com discrição e prudência.

De fato percebendo a sua excelsa virtude, os ex-pagãos poderiam achar que Ela fosse uma deusa.

Com a posterior consolidação do apostolado, essa dificuldade desapareceu e o culto a Nossa Senhora se espalhou livremente.

O culto a Nossa Senhora nos primeiros séculos da Igreja teve sua aprovação magisterial no Concílio Ecumênico de Éfeso, do ano 431.

Nele, Ela foi proclamada “Mãe de Deus” (theotokos, em grego). O herói dessa proclamação foi São Cirilo (375 ou 378 – 444), patriarca de Alexandria no Egito.

São Cirilo Patriarca de Alexandria obteve a proclamação de Nossa Senhora como Mãe de Deus
São Cirilo Patriarca de Alexandria, Doutor da Igreja,
obteve a proclamação de Nossa Senhora como Mãe de Deus
Naquele Concílio, por defender Maria como Mãe de Deus, São Cirilo foi invectivado pelo heresiarca Nestório e seus bispos cúmplices como “monstro, nascido e educado para a destruição da Igreja”.

Com análogo ódio, os protestantes, estultamente, como de costume, contestaram a origem histórica da devoção a Nossa Senhora, arrancando da Bíblia páginas nas quais Ela é citada.

Pior ainda, em nossos tempos, o progressismo dito católico, que tudo subverte, empenha-se em negar com maior furor os mais excelsos atributos da Santíssima Virgem, como o de Medianeira Universal de todas as Graças e seu correspondente título de Advogada nossa.

Se Ela é Medianeira Universal, só a Igreja Católica é o único canal que nos leva a Deus por meio d’Ela, Advogada nossa por excelência, em quem podemos confiar com certeza plena.

Mas foi nestes nossos tempos de negação empedernida, protestante e/ou progressista, que a Providência Divina fez reaparecer o histórico papiro provando que os celestes atributos da Virgem não são invenção tardia, mas que vêm sendo cultuados há quase dois milênios.

Icone de Nossa Senhora no mosteiro de Monte Mario, Roma. Atribuído a São Lucas, seria o mais antigo conhecido
Ícone de Nossa Senhora no mosteiro de Monte Mario, Roma.
Atribuído a São Lucas, seria o mais antigo conhecido
“Por muitos anos, esse documento foi deixado de lado. Talvez um dos motivos seja o fato de ser controverso por conter uma oração à Virgem Maria.

“O texto tem intrigado vários teólogos porque aparece em meados do terceiro século, antes do que qualquer um poderia pensar” — diz o filólogo Felipe Hernández, que traduziu o papiro e confirmou o que tantos intuíam, alguns com amor redobrado, outros com ódio e revolta.

“Quando Jesus, do alto da Cruz, diz a São João: ‘Eis aí a tua mãe’, indicou que a Virgem não era só mãe espiritual do Apóstolo virgem, o primeiro devoto d´Ela, mas também a Mãe de toda a Igreja e de todos os cristãos” — explicou Felipe Hernández, ecoando o ensinamento unânime da Igreja.


As representações artísticas muito antigas nos apresentam Nossa Senhora em ícones.

A mais antiga delas, cuja autoria é atribuída ao Apóstolo São Lucas, se venera no mosteiro das dominicanas do Monte Mário, o ponto mais alto de Roma, e é conhecido como “Advocata”.

O culto da Virgem como sendo uma invenção medieval não tem o menor fundamento, pois as imagens anteriores também nos falam de um culto que remonta aos tempos apostólicos.


2 comentários:

  1. Luis Dufaur, continue com o excelente trabalho até à data!!! Por mais que parece que não é visto, é cada vez mais divulgado e ajuda muitas almas no seu processo de conversão para Deus! Nunca desista e continue com os seus blogs por favor! MUITO OBRIGADO!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Senhora Nossa Mãe, rogai por nós que estamos nesse vale de lágrimas. Excelente trabalho, parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário! Escreva sempre. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.