![]() |
Decapitação de São João Batista, Rogier van der Weyden (1400 — 1464) |
![]() |
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de política internacional, sócio do IPCO, webmaster de diversos blogs |
Acredita-se que uma espécie de maldição paira nos locais onde se cometeram crimes horrendos. Mas onde santos sacrificaram sua vida por Cristo e sua Igreja pousa um imponderável bom comparável a uma presença angélica.
Essa realidade sutil mas sobrenatural conferiu um interesse especial à descoberta da pista de dança onde São João Batista foi sentenciado à morte por volta de 29 d.C., segundo os arqueólogos.
Os Evangelhos e o historiador hebreu Flávio Josefo (37-100 d.C.) descrevem, cada um do seu ponto de vista, como o rei Herodes Antipas, filho do rei Herodes o Grande, decidiu decapitar a São João Batista.
O historiador judeu especificou que a execução ocorreu em Machaerus (ou Maquero), um forte perto do Mar Morto, na Jordânia dos dias modernos, informou Live Science.
Os Evangelhos não especificam o local material.
“17. O próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado.Para Josefo, Herodes Antipas temia a crescente influência de João Batista entre a população, mas o respeitava pelo seu prestígio.
“18. João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”.
“19. Por isso, Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. (...)
“21. Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galileia.
“22. A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu to darei”.
“23. E jurou-lhe: “Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino”.
“24. Ela saiu e perguntou à sua mãe: “Que hei de pedir?”. E a mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”.
“25. Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: “Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista”.
São João Batista, Taddeo di Bartolo,
(1362-1422), J Paul Getty Museum
“26. O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar.
“27. Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere,
“28. trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe." (São Marcos, 6 – 17-28)
Acrescia que Herodes era um rei de fancaria como seus antecessor/es e seus sucessores do mesmo nome que menciona o Novo Testamento.
Eles eram odiados pelos judeus porque eram edomitas, quer dizer descendentes de Esaú, e foram “coroados” pela estrangeira Roma num artifício político.
A família real legítima era a estirpe de Davi cujo último príncipe herdeiro foi São José. Mas os judeus do tempo não o reconheciam e preferiam suportar a detestada linhagem dos Herodes.
Herodes o Grande, o primeiro deles, construiu um faustoso palácio junto ao Templo. Mas temia tanto a cólera dos judeus que o abandonou e construiu para si palácios-fortalezas afastados de Jerusalém onde podia se entregar a uma vida licenciosa copiada dos gregos e romanos.
Pôncio Pilatos era cônsul romano com comando sobre as tropas imperiais. Nesses casos, os romanos montavam seus castros – nome de seus quarteis – afastados das cidades para não terem problemas com a população.
Pilatos aproveitou para instalar seu pretório – equivalente a uma governação – no palácio herodiano abandonado. A Paixão de Cristo, sua Flagelação e iniqua Condenação aconteceram então na residência de Herodes o Grande.
Desde do palácio-fortaleza de Machaerus, Antipas governava um reino que incluía a Galileia e parte do Jordão.
![]() |
Reconstituição virtual do pátio de Macharerus onde Salomé dançou pela morte de São João Batista. Image credit Győző Vörös |
No local, o rei de costumes pagãos e impuros reunia sua corte. Naquele dia assistia à festa de seu aniversário em um trono rodeado dos cortesãos ante os quais se apresentou para dançar Salomé, filha de Herodíades, a esposa adúltera de Antipas.
O ódio de Herodíades devia-se a que o profeta da integridade moral repudiou publicamente a união com Antipas com quem contraíra um casamento ilícito e pecaminoso.
Assim escreveu Győző Vörös, diretor do projeto Escavações e Pesquisas de Machaerus no Mar Morto, no livro “Terra Santa Arqueologia em ambos os lados: Ensaios arqueológicos em homenagem a Eugenio Alliata” (Fondazione Terra Santa, 2020).
O pátio da festa, disse Vörös, tem um nicho em forma de abside que são os restos do trono onde Herodes Antipas estava sentado fruindo das homenagens.
![]() |
Reconstituição virtual da cidadela de Macharerus. Image credit Győző Vörös |
A equipe arqueológica está reconstruindo o pátio e publicou imagens virtuais mostrando como era na época da degola do profeta que batizou a Jesus, do qual era, aliás, seu primo.
O nicho encontrado em Machaerus parece pequeno em comparação com o trono de seu pai, o rei Herodes autor de prédios megalomaníacos, no palácio de inverno de Jericó,
Segundo Jodi Magness, professor de religião na Universidade de Carolina do Norte em Chapel Hill o nicho em Machaerus parece com outros dois encontrados no Alto Heródio, um palácio-fortaleza construído pelo primeiro rei Herodes.
Ali a sensualidade da dança incitou a um dos piores crimes religiosos da História.
AMÉM! AMÉM! DEUS ABENÇOA A TODOS! OBRIGADO PELO VOSSO TRABALHO.
ResponderExcluir